Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Maria Julieta, do bairro Passo de Estrela, o incentivo à leitura e a fascinação por livros de histórias começa na turma do Berçário. Conforme a professora Jaqueline Keil, disponibilizar acesso à literatura é de extrema importância para que a criança não apenas entre no mundo da imaginação, mas que desde pequena entre em contato com o mundo da escrita, da comunicação oral, além de desenvolver a percepção visual e auditiva. “Quem não lembra dos momentos de ‘Era uma vez…’ na infância? Esses momentos de partilha, alegria e amor são guardados para sempre na memória. É nela que se forma a resiliência que, por sua vez, torna adultos mais seguros e preparados para enfrentar situações difíceis”, diz a professora. Jaqueline esclarece que na primeira infância, o que mais encanta aos bebês são os sons e os movimentos, e para que a “contação” de histórias se torne ainda mais mágica e envolvente, procura-se adaptar gestos e emoções aos personagens que farão parte da história, demonstrando momentos de alegria, surpresa, angustia, curiosidade, aflição e medo.

A professora ressalta que diante de tantos benefícios que os livros proporcionam às crianças em relação ao seu desenvolvimento, os educadores devem proporcionar, através da sua prática pedagógica, de forma imprescindível, a “contação” de histórias para as crianças, e, “sabendo da importância da família em acompanhar, compreender e participar das atividades realizadas na escola, estamos envolvendo os familiares nessa prática”, completa.

Data de publicação: 23/04/2014