O município através da lei de incentivo a cultura e contanto com patrocínio do STR Lajeado, Marques de Souza, Forquetinha, Santa Clara do Sul e Estrela, Associação Rural de Lajeado e industria de Alimentos Amalfi, está conseguindo oportunizar a comunidade local a presença de artistas renomados da cultura gaúcha, sem a cobrança de ingressos. Entre as atrações, no domingo, dia 15, o Parque Poliesportivo, local do acampamento farroupilha, recebeu o show de César Oliveira e Rogério Melo. Apesar da chuva, cerca de 600 pessoas prestigiaram o evento. Na segunda-feira foi a vez do show com Eco do Minuano e Bonitinho. Nesta quarta-feira é a vez do Tchê Chaleira, a partir das 19h. Na quinta-feira, dia 19, às 19h show com Walther Morais.

Além disso, diversas atrações fazem parte da Semana Farroupilha 2013, entre elas, na sexta-feira, último dia do evento, ocorre o desfile de encerramento que terá concentração no Sítio do Inácio, com saída às 16h, sendo a cerimônia de encerramento às 18h no Parque.

Conforme o prefeito Cesar Leandro Marmitt, o Dingola, é de suma importância a presença da invernada artística Chama no pé, de Linha Sítio, tendo em vista a organização da copa, limpeza, mesas, e receptividade ao público. Assim como o envolvimento de todas as demais entidade tradicionalistas presentes no acampamento. Dingola ressalta ainda que num primeiro memento, o município necessitava de um algo a mais na semana farroupilha. “Buscamos empresas que fossem se engajar no projeto a LIC para ofertar a população e aos tradicionalistas, eventos de forma gratuita e enaltecer a questão do tradicionalismo. E isso foi possível apenas por que as empresas parceiras abraçaram a causa”, salienta.

O prefeito diz ainda que a semana farroupilha não teve custo expressivo para a prefeitura, mas sim empenho grande por parte dos servidores, principalmente na secretária do planejamento que tem a frente Mauro Weiler, a Secretaria de Educação e Cultura da secretária Aline Dullius, que também vem dando todo suporte necessário, assim como a secretaria de Obras com o titular João Renato Mallmann, o Russo e todos os funcionários que auxiliaram mesmo depois de seu horário de expediente. “O esforço de todos somou para que a mesma fosse um sucesso perante a comunidade”, enaltece Dingola.

Para o prefeito a questão do tradicionalismo, o gratificante, é saber que os jovens estão fazendo parte, continuando a história, mantendo viva a chama. “Podemos observar que não há uma criança sem a família presente, mostrando que esse tipo de investimento vale a pena”, conclui.

Fotos: Marcio Steiner

Data de publicação: 18/09/2013