Projeto piloto desenvolvido pela comarca de Arroio do Meio, o Programa Estadual de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose Bovídea – PROCETUB agora também será realidade em Cruzeiro do Sul. O programa prevê testes periódicos nos rebanhos, e após determinado número de procedimentos que não apresentarem nenhuma alteração, a propriedade é contemplada com certificado de livre de Tuberculose e Brucelose.

O primeiro passo efetivo no município será realizado no dia 13 de setembro quando ocorre uma reunião entre lideranças e representações do setor primário, as quais irão debater sobre a viabilidade do programa para ser implantado no orçamento municipal de 2014. A reunião ocorre a partir das 14h no salão de eventos da prefeitura. Definido isso, será criado um projeto de Lei por parte do Executivo que deverá ser aprovado também pelo Poder Legislativo. Gerhardt salienta que há casos dessas doenças detectados no município, sendo de extrema importância a implantação do Programa. “Isso irá garantir um rebanho saudável e a saúde pública”, completa.

A partir da adesão do município, será informado o Ministério Publico, que garante a parceira no programa. Segundo o secretário da Agricultura Roque Gerhardt, primeiramente será feito trabalho de conscientização, ou sensibilização, com palestras e esclarecimentos junto as comunidades. Veterinários da prefeitura e também lideranças envolvidas diretamente com o programa irão repassar o conhecimento aos produtores.

Data de publicação: 12/09/2013