Essa história começou a muitos anos, quando na nossa comunidade ainda não havia um educandário, pois pertencíamos a Picada Aurora.

Na época as escolas ficavam muito distantes, por isso as famílias optavam em matricular seus filhos nas escolas mais próximas de suas residências, sendo assim, alguns passaram a frequentar a Escola Três de Maio que se localizava na Alta Picada Aurora, Escola São José de Boa Esperança e também a Escola Roque Gonzales.
Como era grande a distância das escolas, para as crianças era muito desgastante, foi então que os pais decidiram lutar para conquistar e construir uma escola.
Para facilitar dividiram a comunidade da Picada Aurora surgindo assim a Linha 25 de Julho.
Em 1972 o sonho das famílias se concretizou. Construiu-se então uma escola de madeira.
Na época o senhor Ruben Feldens era o prefeito que muito contribuiu para que esse sonho se tornasse realidade.
As aulas iniciaram no ano de 1972, sendo inaugurada em 03 de setembro do mesmo ano e a primeira professora foi Noidi Maria Konzen.
O primeiro presidente do Círculo de Pais e Mestres foi o senhor Sírio Osvino Klein, que também doou a área de terras para a construção da escola.
Por decisão da comunidade, a administração deu o nome da localidade também ao respectivo estabelecimento.
Mais tarde, sentiram necessidade de construir um prédio maior devido a demanda, esse então foi de alvenaria(por volta de 1980) e com duas salas de aula, sanitários e dois quartinhos.
Como foi diminuindo o número de alunos nas comunidades vizinhas, em 1998 diversas escolas foram fechadas e a EMEF 25 de Julho tornou-se a Escola Polo, acolhendo os alunos das demais comunidades.
Em 1999 a escola foi ampliada e foram construídas mais uma sala de aula e uma secretaria.
Hoje, nesse educandário estão matriculadas 82 crianças que estão sendo atendidas por oito professoras e uma funcionária.
Para comemorar o aniversário da escola foram preparadas diversas atividades diferentes para os alunos. Teve homenagens, confraternizações e muitas brincadeiras. O bolo também não faltou.
Sentimo-nos orgulhosos por estar fazendo parte da história da EMEF 25 DE Julho.

Data de publicação: 06/09/2013