No dia 21 de agosto, o Poder Executivo esteve reunido com a direção do Hospital São Gabriel Arcanjo no intuito de firmar parceria, objetivando a reforma e ampliação da casa de saúde, para por consequência, ampliar o atendimento.

No dia 21 de agosto, o Poder Executivo esteve reunido com a direção do Hospital São Gabriel Arcanjo no intuito de firmar parceria, objetivando a reforma e ampliação da casa de saúde, para por consequência, ampliar o atendimento. O objetivo da Administração é viabilizar um projeto e encaminhar junto ao Estado, para buscar recursos, lembrando que o hospital não é do município e sim uma instituição filantrópica.
Em entrevista a Rádio Independente, o diretor-técnico, médico Giovanni Ruaro, revelou que o objetivo é focar a ampliação em duas áreas: ser referência no atendimento ambulatorial em dermatologia, atendendo a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) no Vale do Taquari, e se tornar hospital retaguarda para receber pacientes de outros hospitais da região.
Segundo o diretor administrativo, Celso Weissheimer, a intenção é aumentar em 20 o número de leitos, principalmente para a retaguarda. A área física do Hospital, que hoje tem 1,1 mil metros quadrados, deve ganhar mais 1,5 mil, contando com bloco cirúrgico e reforma na recepção. Conforme a secretária de Saúde, Rosecler Mallmann, atualmente são 35 leitos, sendo 33 disponíveis pelo SUS. Com a ampliação a intenção é chegar em 51 leitos SUS.
No momento, 26 profissionais atuam no hospital, sendo seis médicos, quatro enfermeiros e nove técnicos em enfermagem. O gestor destaca que, apesar de ainda haver carência na área técnica, o hospital não tem dívidas. Com 70 anos de atuação, Weissheimer observa que este é o momento de uma mudança efetiva, ampliando o atendimento do hospital na região.

Foto: Nazaré Gomes

Data de publicação: 29/08/2013

Compartilhe!