No último final de semana a região foi assolada por mais uma enchente do Rio Taquari e seus afluentes. Em Cruzeiro do Sul, a Defesa Civil coordenada pelo vice-prefeito Lairton Hauschild, com suporte das demais secretarias municipais, fez a remoção de 18 famílias moradoras dos bairros Vila Zwirtes, Passo de Estrela e Centro. As pessoas retiradas de suas casas foram encaminhadas para os ginásios da comunidade da Vila Célia e também Orlando Eckert, no Centro. Segundo Hauschild, à essas famílias foram garantidos todos os itens básicos de primeira necessidade, destacando a alimentação. “Tivemos mais pessoas que saíram de seus lares, mas optaram para ir até a casa de parentes ou amigos. O trabalho prévio de alerta somou para tal decisão”, ressalta o coordenador. Nesta terça-feira, dia 27, após limpeza e higienização, as primeiras famílias já começaram a retornar para suas residências. Hauschild destaca e agradece o empenho de todos (servidores e voluntários) que de uma ou outra forma auxiliaram na remoção das pessoas e as próprias famílias atingidas que entenderam os procedimentos necessários a serem tomados. “Em especial temos que agradecer a Defesa Civil Regional que se colocou a disposição e visitou o município na manhã do domingo, dia 25”, completa o coordenador municipal.

Fotos:  Marcio Steiner

Data de publicação: 27/08/2013