Um grupo de pessoas da comunidade, assim como a Administração estão preocupados com a situação de animais abandonados no município, principalmente cães.

Um grupo de pessoas da comunidade, assim como a Administração estão preocupados com a situação de animais abandonados no município, principalmente cães. A preocupação foi reforçada nos últimos dias quando três animais de rua amanheceram mortos após serem envenenados na área central da cidade. Inclusive, uma moradora que auxiliava no cuidado dos animais, confeccionou um Boletim de Ocorrência junto a Polícia Civil. O Departamento Veterinário do município pede às pessoas que resolvem adotar um animal, que cuidem deste por toda a sua vida, tendo em vista que o mesmo requer cuidados permanentes e não deve ser abandonado. O animal uma vez abandonado passa de um “problema” isolado, a ser de toda a comunidade. O mesmo pode causar um acidente de trânsito, pode atacar quando se sentir ameaçado, fazer barulho, transmitir doenças, entre outros. Mas nenhuma dessas situações, segundo o Departamento, dá direito para que alguém trate veneno, ou extermine de qualquer outra forma.  O veneno, além de matar o animal indesejado, pode causar maiores problemas, como por exemplo, intoxicar alguma criança. Os profissionais veterinários avaliam que para quem abandona, normalmente distante de sua residência, também não gostaria outras pessoa abandonasse algum animalzinho próximo a sua casa.

Na terça-feira, dia 02, uma série de pessoas interessadas pelo assunto, estiveram reunidas, onde chegou-se a um denominador comum. O primeiro passo será realizar um levantamento, em parceria com a prefeitura, de quantos animais domésticos existem no município. O início dos levantamentos se dará nas escolas. Também será proposto o envolvimento dos agentes de saúde. Feito isso, será estudada uma forma viável para o controle do problema. Segundo a Administração, há o interesse total para que se resolva essa questão, contudo alerta a população que a questão não é simples.

Foto: Marcio Steiner

Data de publicação: 04/07/2013

Compartilhe!