A Administração por meio da Secretarias da Agricultura, Estradas e também Obras está incentivando a instalação de novos empreendimentos. O município forneceu desde o inicio da atual Administração a liberação de várias licenças ambientais e pelo menos 13 terraplanagens para a instalação de aviários, “chiqueirões” de suínos ou para gado leiteiro. Na terça-feira, dia 18, o secretário a Agricultura Roque Gerhardt e a bióloga responsável pelo departamento do Meio Ambiente Cristiane Welter estiveram visitando algumas obras em andamento.

Na Linha Sítio, os representantes da prefeitura estiveram na obra de José André Schmitt. O produtor de suínos está construindo um novo chiqueirão, todo automatizado, de aproximadamente 500 metros quadrados, com investimento em torno dos R$ 150 mil. Schmitt revela que irá duplicar sua produção que atualmente é de 500 animais terminação. O produtor acredita que até o final de junho a obra esteja concluída, ou seja, pronta para receber animais. Também foi visitada a obra de Tomas Fernando Sehn, na mesma localidade.

Gerhardt apresenta outros números referentes à Secretaria desde o inicio da Administração. Além das 13 terraplenagens, ocorreram pelo menos 17 aberturas de esterqueiras, 40 fossas em casas na zona rural, feito o enterro de aproximadamente 90 animais e o fechamento de quase mil silos. O secretário se mostra satisfeito com os números até o momento alcançados. No que diz respeito a sementes de forrageiras (azevém, aveia preta e branca) foram entregues 1.020 sacos para 525 produtores, num valor de R$ 62,7 mil. No ano passado o valor distribuído foi de R$ 22 mil. Cheque adubo são 1.075 agricultores aptos a receber, que representará um investimento aproximado de R$ 200 mil. Fora entregues 49 cargas de calcário até o final de maio, sendo que o município irá subsidiar até 85 frentes neste ano. Sementes de milho troca-troca foram 1.390 entregues, num custo parra a prefeitura de R$ 52,2 mil. Talões de Produtores entraram até o momento 854 e saíram 936 novos. Também é comorada a inscrição 28 novos produtores. Serviço de máquina terceirizada foram até o momento 442 horas trabalhados e 69 produtores beneficiados. Referente à máquina da prefeitura que é paga foram 100 horas de Retroescavadeira e 16 horas de Carregadeira.

Foto Marcio Steiner

Data de publicação: 19/06/2013