Com primeiro encontro realizado no dia 31 de maio e segunda em 14 de junho, os professores e diretores do município participaram do curso Leitura do Desenho Infantil, para educadores da educação infantil e pré-escola. O curso com duração total de 60 horas foi ministrado por Juliane Feldmann, realizado no salão de eventos da Prefeitura, com apoio da Secretaria da Educação e Cultura. Mais de 60 educadores participaram dos encontros.

Ao longo das 60 horas os professores discutiram sobre os seguintes assuntos: a criança, o desenho e a fantasia, a relação do desenvolvimento infantil e psicomotor com o desenho; o que leva as crianças a desenharem, quadrantes, pressão do lápis ao desenhar/escrever; detalhes nos desenhos da casa, da árvore e da pessoa; o que o desenho livre pode nos revelar, desenhos estranhos, desenhos abstratos; desenhos na folha horizontal e na vertical, objetos repetidos no desenho, obstáculos nos desenhos; o sol, o arco íris, o poço, desenhando um professor, uma escola; desenho do vínculo escolar, as cores, desenhos estereotipados; a subjetividade das histórias cintadas sobre os desenhos; e rasuras, encapsulação, dimensão dos desenhos, o desenho da pessoa na chuva.

As atividades foram desenvolvidas junto ao Salão de Eventos da Prefeitura.

Fotos Marcio Steiner

Data de publicação: 19/06/2013