Bem-vindo ao site da Prefeitura

Defesa Civil e RGE atuam na retirada de enxames de abelhas no interior

A Defesa Civil de Cruzeiro do Sul realizou, na tarde desta segunda-feira (13), a retirada de dois enxames de abelhas localizados no interior do município. As colmeias estavam instaladas em postes próximos à Escola 25 de Julho e também nas imediações de duas residências, gerando preocupação quanto à segurança de crianças, professores e moradores da localidade. Devido à dificuldade de acesso aos pontos onde os enxames estavam alojados, foi necessário o acionamento da Concessionária RGE para prestar apoio técnico durante a operação. A atuação conjunta possibilitou a remoção segura das abelhas, minimizando riscos à comunidade. O coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Borges, explica que a situação já havia sido identificada no início do mês, quando o órgão foi acionado e encaminhou a solicitação de atendimento à concessionária de energia elétrica. Segundo ele, a ação desta semana atendeu à demanda de forma eficaz. Borges também destaca que, paralelamente, foram realizados contatos com apicultores da região, que permanecem de prontidão para auxiliar em eventuais novas ocorrências envolvendo enxames no município.

PIM realiza planejamento anual e define ações voltadas à primeira infância

A equipe do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Cruzeiro do Sul realizou, na última semana, uma reunião de planejamento anual com a participação de visitadores e integrantes do Grupo Técnico Municipal (GTM). O encontro ocorreu na Casa do Morro e teve como objetivo organizar e alinhar as ações que serão desenvolvidas ao longo de 2026. Durante a reunião, foram definidas as estratégias de atuação do programa, com foco nas visitas domiciliares e nas atividades em grupo. A proposta busca fortalecer os vínculos familiares e promover o desenvolvimento integral das crianças atendidas, por meio de ações planejadas e integradas. Além da construção das atividades, o momento também foi dedicado ao alinhamento metodológico entre as equipes e à organização das ações nos territórios, garantindo maior efetividade no acompanhamento das famílias. A coordenação do programa, Vívian Frey destacou a importância do encontro para a qualificação do trabalho. “Esse planejamento é fundamental para que possamos organizar nossas ações de forma integrada, respeitando as realidades de cada território e garantindo um atendimento ainda mais próximo das famílias”, ressaltou. Outro destaque foi a definição da participação dos visitadores na Feira do Livro, que será realizada nos dias 20, 21 e 22 de maio. Durante o evento, será apresentada uma exposição com atividades desenvolvidas junto às famílias acompanhadas pelo programa, valorizando as experiências e os resultados alcançados. 

​Prefeitura de Cruzeiro do Sul tem atendimento normal na próxima segunda-feira

A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul informa que o atendimento será normal, ou seja, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, nas repartições públicas municipais, na próxima segunda-feira, dia 20 de abril, véspera de feriado de Tiradentes.   Já a Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece) lembra que, conforme calendários de eventos, pré-definido, não haverá aulas nas escolas municipais. As atividades encerram no final da tarde da sexta (17) e retornam na manhã da quarta-feira (21).

Saúde, Bem-estar e Integração: Projeto Cuidar Juntos divulga cronograma de atividades

Promover qualidade de vida e fortalecer os vínculos comunitários. Essa é a essência do Projeto Cuidar Juntos, uma parceria entre Conexão Delta e Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, que acaba de divulgar seu cronograma de encontros para os meses de abril, maio e junho de 2026. A iniciativa, conduzida por terapeutas ligados à Conexão Delta, visa levar cuidado, bem-estar e fortalecimento emocional diretamente às comunidades. As atividades, com duração média de 50 a 70 minutos, oferecem uma pausa na rotina para focar na saúde integral. Entre as práticas previstas estão danças circulares, aromaterapia, fitoterapia, meditações, além de terapias e vivências antroposóficas em grupo. A expectativa é que o projeto alcance até 308 pessoas por rodada. Para o secretário de Saúde, Celso Kaplan, o Lelo, o cuidado das práticas integrativas é fundamental para o sucesso de políticas públicas mais humanas. “A saúde pública vai muito além do atendimento nos postos. Quando levamos práticas integrativas para dentro dos bairros e localidades, estamos investindo na prevenção, no acolhimento e na qualidade de vida da nossa população. É um projeto que abraça a comunidade onde ela está”, destaca o secretário. O impacto dessas vivências na saúde mental é reforçado pelo psicoterapeuta Luciano Pazuch, que vê no trabalho em grupo uma ferramenta poderosa de transformação e equilíbrio. “O ser humano precisa de espaços seguros de conexão. Através dessas práticas, não estamos apenas cuidando do corpo, mas resgatando a vitalidade, o pertencimento e a estabilidade emocional de cada participante. É um cuidado coletivo que reverbera em toda a sociedade”, avalia Pazuch. Além das dinâmicas, a organização do projeto prevê a produção de relatórios de acompanhamento com os dados dos participantes, garantindo que as ações tenham continuidade e resultados mensuráveis ao longo do tempo. O lema da iniciativa resume bem o objetivo para os próximos meses: cuidar de si, cuidar do outro e caminhar juntos.  Confira o Cronograma dos Grupos (Abril a Junho/2026) (Nota: As reuniões de coordenação ocorrerão sempre às terças-feiras, uma vez por mês, nos dias 14/04, 12/05 e 09/06).

Cogemas Vale do Taquari reúne gestores em Cruzeiro do Sul para fortalecer políticas do Suas

O Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social (Cogemas) do Vale do Taquari promoveu, nesta terça-feira (14), mais um encontro mensal reunindo representantes de municípios da região. A atividade ocorreu em Cruzeiro do Sul, nas dependências da Casa do Morro. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Claudia Ghilardi, o encontro teve como principal objetivo fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas) por meio da troca de experiências, alinhamento de ações e construção conjunta de estratégias entre os municípios. Durante a reunião, foram debatidos temas relevantes para a área, como a captação de recursos para as secretarias municipais, programas de enfrentamento à violência contra a mulher, o fortalecimento das pastas junto às gestões municipais e o convênio com a Casa de Passagem do Vale. Os assuntos refletem demandas comuns entre os municípios e reforçam a importância da atuação integrada. Além da programação técnica, os participantes também realizaram uma visita à vinícola Lermen e Jaeger, localizada na comunidade de Picada Augusta, valorizando o potencial turístico e cultural local. O encontro foi encerrado com um almoço de confraternização no restaurante da Casa do Morro.

Formação continuada qualifica visitadores do PIM

Recentemente foi realizada mais uma etapa da Formação Continuada destinada aos visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) em Cruzeiro do Sul. A atividade integra o conjunto de ações voltadas à qualificação permanente das equipes que atuam diretamente com as famílias no município. Durante o encontro, a enfermeira Sofia Muller do Nascimento conduziu uma explanação sobre a caderneta de vacinação, destacando seu funcionamento e a importância do cumprimento do calendário vacinal, tanto no período gestacional quanto na primeira infância.  Segundo a enfermeira Sofia, o conhecimento técnico dos visitadores é essencial para o fortalecimento das orientações repassadas às famílias. “Os visitadores têm um papel fundamental no acompanhamento das famílias, e o domínio dessas informações sobre vacinação contribui diretamente para orientar, esclarecer dúvidas e incentivar a adesão ao calendário vacinal, garantindo mais proteção às crianças desde os primeiros anos de vida”, destacou. A formação continuada tem como principal objetivo o aprimoramento constante das habilidades e dos conhecimentos técnicos e teóricos dos visitadores, contribuindo para a qualificação do atendimento prestado e para o fortalecimento das ações desenvolvidas junto às famílias. O PIMO Programa Primeira Infância Melhor (PIM) é uma política pública intersetorial voltada à promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Sua atuação ocorre por meio de visitas domiciliares e atividades grupais periódicas, com caráter lúdico, planejadas a partir das necessidades de cada família e articuladas em rede com os demais serviços do município.

Feira do Livro 2026 de Cruzeiro do Sul começa a ser organizada com foco na primeira infância

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Cruzeiro do Sul já iniciou os trabalhos de organização da Feira do Livro 2026, que será realizada entre os dias 20 e 22 de maio, no Ginásio Orlando Eckert, no Centro da cidade. Algumas atrações e atividades já estão confirmadas, conforme informações da secretária da pasta, Roselene Marmitt, a Nina. A programação terá abertura no dia 20 de maio e segue ao longo dos dias 21 e 22, reunindo literatura, cultura e ações educativas com um olhar especial voltado à primeira infância. Entre os destaques está a presença da livraria Kadernu’s, além de escritores convidados que irão interagir com o público. A patronesse desta edição será Edinara Prado, autora do livro infantil “Quando as Férias Terminam…”, obra voltada à primeira infância. Também estão confirmadas as participações das escritoras Cacá Melo e Athos Beuren, que irão promover momentos de contação de histórias e interação com o público. O evento contará ainda com a participação do comitê intersetorial da Primeira Infância e com um espaço dedicado aos visitadores do programa Primeira Infância Melhor (PIM), destacando o trabalho desenvolvido junto às famílias do município. A feira também abrirá espaço para artesãs locais, valorizando a produção cultural e artesanal da comunidade. Encerrando a programação, no dia 22 à noite, será apresentada a peça teatral “O Monstro do Jogo”, do grupo Luz e Cena. De acordo com a secretaria, a proposta é consolidar a Feira do Livro como um espaço de incentivo à leitura, à cultura e ao desenvolvimento infantil, promovendo a integração entre educação, arte e comunidade.

Comitê da Primeira Infância apresenta demandas e projetos ao Executivo de Cruzeiro do Sul

Na manhã desta segunda-feira (13), o gabinete do Poder Executivo de Cruzeiro do Sul sediou uma reunião entre integrantes do comitê municipal da primeira infância e representantes da Administração Municipal. O encontro teve como pauta principal a apresentação das ações desenvolvidas pelo grupo, além da discussão de demandas e projetos voltados ao público infantil. Durante a agenda com o prefeito Cesar Leandro Marmitt, o comitê realizou uma breve apresentação institucional, destacando as atividades já realizadas, os desafios enfrentados e os anseios para o avanço das políticas públicas voltadas à primeira infância. Um dos pontos centrais abordados foi a conclusão do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), reforçando a importância da atuação intersetorial e do engajamento de todas as secretarias no desenvolvimento das ações. O grupo também apresentou algumas necessidades identificadas ao longo do trabalho, como a criação de materiais de identificação — incluindo banner e jalecos —, além da solicitação de uma bebeteca para utilização em eventos. Outro destaque foi o pedido de apoio da Administração Municipal para a implantação de projetos em espaços públicos, propostas que surgiram a partir da escuta ativa das crianças no município. Participaram da reunião a supervisora Luciani Kich, a psicóloga e gestora da rede Bem Cuidar do ESF1 Sabrina Feldmann e a assessora do plano Ana Jasper. Pela Administração Municipal, também estiveram presentes a secretária de Educação, Cultura e Esportes Roselene Marmitt, a secretária de Administração e Finanças Camila Scheibel, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente Gerson Kolling, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Mauro Weiler e o assessor de gabinete Júnior Gerhardt. O comitê de Cruzeiro do Sul integra um seleto grupo de cerca de 70 municípios brasileiros que contam com apoio da Fundação Urban95, voltado ao desenvolvimento de iniciativas para a primeira infância. Ao final do encontro, o prefeito destacou a relevância do trabalho realizado e garantiu o apoio da Administração Municipal para o fortalecimento das ações e a continuidade dos projetos desenvolvidos pelo comitê.

Cruzeiro do Sul realiza audiência pública para debater o Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc

A engrenagem da cultura local ganha um novo e importante impulso nesta semana. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promove nesta quarta-feira (15) uma audiência pública voltada à Implementação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ciclo 2. O encontro ocorre a partir das 8h30min, nas dependências da Casa do Morro. O objetivo da plenária é reunir fazedores de cultura, artistas locais e a comunidade em geral para debater as diretrizes, necessidades e a correta aplicação dos recursos oriundos do governo federal, garantindo que o fomento alcance quem movimenta a cena artística cruzeirense. A condução dos trabalhos técnicos e das dinâmicas de escuta ficará a cargo do produtor cultural Marcos Cardoso, da MC Produções Culturais, em parceria com a secretária executiva do Conselho de Políticas Culturais de Cruzeiro do Sul, Anelesie Caye. A dupla será responsável por apresentar o panorama do Ciclo 2 e mediar as propostas do público. Para a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Roselene Marmitt, a Nina, a participação popular é o que legitima o processo. “Este é um momento fundamental de escuta e construção coletiva. A audiência pública é a ferramenta que temos para garantir que os recursos da Lei Aldir Blanc sejam aplicados de forma transparente e que realmente atendam às reais demandas dos nossos artistas e projetos locais. O fomento só faz sentido se construído a várias mãos”, destaca a secretária. O Executivo reforça o compromisso de tratar o setor como pilar estratégico de desenvolvimento humano e social. O prefeito César Leandro Marmitt, o Dingola, salienta que investir na área vai além do entretenimento. “A cultura é a alma de Cruzeiro do Sul. Ela preserva a nossa história, molda a nossa identidade e tem um poder transformador gigante na vida das nossas crianças e jovens. Garantir que essas políticas de fomento saiam do papel e cheguem aos nossos talentos é valorizar quem nós somos e investir no futuro da nossa cidade”, afirma o chefe do Executivo. A audiência é aberta a todos os munícipes. Artistas, gestores culturais, oficineiros e representantes de entidades estão especialmente convocados a contribuir com o debate. Serviço:

Grande público, solidariedade e alta velocidade marcam etapa de Cruzeiro do Sul da Motonáutica

A 2ª edição da Motonáutica Solidária foi realizada neste domingo (12) em Cruzeiro do Sul e confirmou as expectativas de sucesso, reunindo um grande público às margens do Rio Taquari e cerca de 20 pilotos nas diferentes categorias da competição. O evento, que também marcou a 5ª etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de motonáutica, começou a movimentar o centro de Cruzeiro desde o início de sábado. Após os treinos livres realizados no sábado e na manhã de domingo, as provas oficiais ocorreram durante a tarde, proporcionando disputas acirradas e um espetáculo que empolgou os espectadores. Com apoio da Prefeitura Municipal e organização da Associação de Motonáutica do Rio Grande do Sul (Amorgs), a iniciativa reforçou o objetivo de promover o esporte, incentivar o turismo local e fortalecer ações sociais no município. Além do desempenho dos competidores na água, o evento se destacou pela integração entre esporte, lazer e solidariedade, consolidando-se como uma das atrações do calendário local e deixando um saldo positivo tanto para os participantes quanto para o público presente. lembrando que todo o valor arrecadado na parte da tarde, com o ingresso solidários, foi revertido para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) local.