Curso de Fitoterapia na Prática capacita comunidade em Cruzeiro do Sul através do projeto Cuidar Juntos

A saúde pública de Cruzeiro do Sul recebeu um importante reforço na última quinta-feira (23). A Cabanha Dom Gonçalo, na Casa do Morro, sediou o curso “Fitoterapia na Prática”, capacitação focada no uso terapêutico de ervas medicinais para promoção da saúde e prevenção de doenças. Ministrada pela Dra. Rosa Conrad, a formação reuniu moradores interessados no poder curativo das plantas. O diferencial do treinamento é o caráter prático: os alunos aprendem desde a identificação das espécies até o preparo de infusões e remédios naturais. “Este curso é fundamental para que a comunidade entenda que a farmácia natural está ao nosso alcance. É um retorno às nossas raízes com embasamento técnico. Conhecer a planta é acessar a energia da própria vida”, destaca a doutora. A iniciativa, 100% gratuita, integra o projeto Cuidar Juntos, uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Conexão Delta que busca humanizar o atendimento e oferecer alternativas complementares ao sistema tradicional. O psicoterapeuta do Conexão Delta, Luciano Pazuch, reforça o papel da fitoterapia nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). “Ela atua de forma sistêmica, auxiliando no equilíbrio emocional e físico, sendo um recurso de alto valor para o bem-estar físico e mental”, explicou. O secretário de Saúde e Saneamento, Celso Kaplan (Lelo), enfatizou o caráter estratégico da ação: “Investimos em conhecimento que gera qualidade de vida. As plantas auxiliam de forma preventiva e curativa, muitas vezes reduzindo a necessidade de intervenções químicas pesadas”. O curso tem carga horária de 40 horas, com encontros presenciais a cada 30 dias.
Cruzeiro do Sul promove imersão em bem-estar com curso gratuito de Reiki na Casa do Morro

Nos dias 22 e 23 de abril, a histórica Casa do Morro foi palco de uma experiência transformadora para a comunidade. O espaço sediou o curso de Reiki Nível 1 (Reiki Usui), uma atividade gratuita que representou o primeiro passo dos participantes em direção ao equilíbrio, ao bem-estar e à conexão interior. A capacitação faz parte do projeto “Cuidar Juntos”, uma iniciativa da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, em uma parceria direta com o espaço terapêutico Conexão Delta. Os encontros foram conduzidos pelo psicoterapeuta Luciano Pazuch, que guiou o grupo nos fundamentos de canalização de energia e práticas de autocuidado proporcionadas pelo método Usui. Para o psicoterapeuta do Conexão Delta, a ação vai além do aprendizado técnico e representa um movimento de acolhimento. “O projeto Cuidar Juntos tem uma importância ímpar por democratizar o acesso à saúde integrativa e emocional. Ver esse grupo dando esse passo rumo ao equilíbrio e aprendendo a cultivar a própria energia vital é a prova de que estamos construindo uma comunidade mais consciente e saudável”, avalia Pazuch. A promoção de cursos como o de Reiki reforça a diretriz da atual gestão de diversificar as formas de cuidado na rede pública de saúde. O secretário de Saúde e Saneamento, Celso Kaplan, o Lelo, destaca que a ação está alinhada à expansão e ao fortalecimento das terapias alternativas no município. “Nossa visão é de que a saúde precisa ser cuidada de forma global, tratando o corpo e a mente. A inserção e o fomento das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) por meio do projeto Cuidar Juntos é um investimento na prevenção. Queremos oferecer um cuidado cada vez mais humanizado e garantir uma qualidade de vida real para a nossa população”, ressalta o secretário. O curso reuniu membros da comunidade e profissionais ligados à área da saúde, consolidando a Casa do Morro não apenas como um símbolo histórico de Cruzeiro do Sul, mas como um novo polo de promoção de saúde e integração no Vale.
Comércio de Cruzeiro do Sul adere à campanha e amplia divulgação do projeto Cuidar Juntos

A partir desta segunda-feira (27), quem circular pelos estabelecimentos comerciais do município notará uma forte mobilização voltada à saúde e ao bem-estar da população. Diversos lojistas e comerciantes parceiros passaram a exibir cartazes informativos do projeto Cuidar Juntos, uma iniciativa promovida através da parceria entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o espaço terapêutico Conexão Delta. A estratégia visual busca democratizar a informação e garantir que mais munícipes tenham acesso aos serviços oferecidos. O projeto Cuidar Juntos tem como pilar central a oferta das chamadas Práticas Integrativas e Complementares (PICs). Trata-se de recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde com foco na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano. No município, o projeto disponibiliza um amplo leque de atividades, incluindo sessões de meditação, danças circulares, aromaterapia, fitoterapia, reiki, yoga e biodança. O grande objetivo do programa é fortalecer a saúde emocional da população local, auxiliando diretamente na superação de traumas — em especial os gerados pelos recentes eventos climáticos na região — e proporcionando uma alternativa eficaz para a redução da dependência de medicamentos excessivos. Para o psicoterapeuta do Conexão Delta, Luciano Pazuch, levar essa informação a cada esquina da cidade é um passo vital. “O Cuidar Juntos é um marco estrutural para a saúde mental e emocional de Cruzeiro do Sul. Através das Práticas Integrativas, nós oferecemos um espaço contínuo de acolhimento e reequilíbrio. Isso é fundamental para que a nossa comunidade consiga ressignificar suas dores, superar os traumas e encontrar uma qualidade de vida plena, focando na raiz do bem-estar humano”, destaca. Nos bastidores da gestão pública, o avanço do projeto também é comemorado pelos resultados práticos já observados na rede de atendimento. O secretário de Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul, Celso Kaplan, o Lelo, ressalta a diferença que o programa tem feito no cotidiano dos moradores. “Acompanhar de perto o impacto do projeto Cuidar Juntos na vida da nossa comunidade tem sido muito recompensador. Quando nós levamos essas terapias de forma estruturada e gratuita para os moradores, estamos agindo na prevenção e resgatando a qualidade de vida de inúmeras famílias. Ter o comércio local abraçando essa causa e ajudando na divulgação só mostra a força da nossa comunidade quando o assunto é cuidar das pessoas”, avalia o secretário. Como participar Todas as atividades e terapias oferecidas pelo projeto Cuidar Juntos são 100% gratuitas e abertas para toda a comunidade cruzeirense. Para mais informações sobre o funcionamento dos grupos, horários, locais de atendimento ou para realizar inscrições, a população pode entrar em contato direto através do WhatsApp (55) 99691-7862.
Especialistas internacionais visitam Cruzeiro do Sul para estudo pós-enchente

A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul recebeu, na quarta-feira (22), a visita de uma comitiva internacional vinculada à Univates, com o objetivo de conhecer áreas atingidas pela enchente de 2024 e discutir possíveis soluções urbanísticas e ambientais para o Vale do Taquari. O encontro ocorreu no gabinete do Poder Executivo e contou com a presença do vice-prefeito Carlos Spiekermann, além de integrantes dos setores de habitação, engenharia e meio ambiente. Pela universidade, participaram a coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Univates e docente do curso, Jamile Weizenmann e profissionais estrangeiros com atuação em diferentes áreas: a arquiteta Esther de Moraes, radicada em Paris; o urbanista Gerhard Hauber, da Alemanha; e o hidrólogo Tassilo Thebe, também da Alemanha. Após a reunião inicial, o grupo realizou visitas técnicas a pontos do município que foram severamente impactados pela enchente. Ainda, estiveram na área do Novo Passo, destinada a abrigar grande parte das famílias que perderam suas moradias durante a catástrofe. De acordo com Jamile Weizenmann, a iniciativa integra um projeto de pesquisa internacional que será desenvolvido ao longo de 2026. “Estamos recebendo pesquisadores da França e da Alemanha para iniciar uma parceria que vai até dezembro, com foco em um diagnóstico das áreas afetadas no pós-enchente. A ideia é eleger uma cidade para aprofundar os estudos e propor soluções em habitação, parques e planejamento urbano, reforçando iniciativas que já estão em andamento na região”, explicou. Segundo Jamile, a proposta também busca promover a troca de conhecimentos entre pesquisadores estrangeiros e profissionais locais. “São especialistas com ampla experiência em hidrologia, soluções ambientais, arquitetura e urbanismo, que podem contribuir para pensarmos em inovação e novas possibilidades para o Vale do Taquari”, destacou. A arquiteta Esther de Moraes, que é nascida no Brasil e hoje é professora universitária na França, ressaltou que a visita é resultado de um intercâmbio acadêmico iniciado na França, envolvendo profissionais brasileiros e europeus. “Esse contato despertou um interesse multidisciplinar em compreender melhor a realidade local, especialmente após os relatos de moradores sobre as enchentes. Estamos aqui para aprender com o contexto da região e também compartilhar experiências de outros lugares”, afirmou. Ela acrescentou que o grupo pretende colaborar na construção de estratégias que considerem a convivência com eventos climáticos extremos. “A ideia é avançar na busca por soluções que compreendam as inundações como parte da realidade, evitando rupturas e promovendo uma adaptação mais sustentável às condições naturais”, concluiu. A visita marca o início de uma cooperação internacional voltada ao desenvolvimento de alternativas para minimizar os impactos de futuras enchentes e fortalecer o planejamento urbano na região.
Defesa Civil busca experiências em Rio Pardo para fortalecer plano contra estiagem

A Defesa Civil de Cruzeiro do Sul realizou, nesta quarta-feira (22), uma visita técnica ao município de Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, com o objetivo de conhecer de perto as estratégias adotadas no enfrentamento à estiagem. A comitiva foi composta pelo coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Borges, pela agente de defesa civil Fabiele Ferrari, pelo engenheiro civil Francisco Backes e pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Gerson Kolling. O grupo foi recebido pelo coordenador da Defesa Civil local, tenente Dimas Gottardo, e pela adjunta Andrea Gasscho. De acordo com Borges, Rio Pardo está em estágio avançado na elaboração e aplicação de um plano de contingência voltado aos períodos de estiagem, situação que afeta o município com frequência. A visita teve como foco compreender o funcionamento dessas ações e buscar caminhos para adaptação da metodologia à realidade de Cruzeiro do Sul. “A ideia foi nos inteirar sobre como eles trabalham, identificar as melhores práticas e buscar essa expertise para aplicar em nosso município”, destacou o coordenador. Entre os pontos que chamaram a atenção da equipe está o sistema ágil de controle e distribuição de água potável adotado em Rio Pardo, que permite atender rapidamente a população em momentos de necessidade. Apesar de também enfrentarem enchentes, os impactos no município visitado são mais pontuais, em função do relevo local. Borges ressalta que, da mesma forma que outros municípios procuram Cruzeiro do Sul para conhecer o plano de contingência voltado às enchentes, a iniciativa agora foi buscar conhecimento sobre a gestão da estiagem. A partir da visita, a intenção é avançar na construção de um plano específico para períodos de seca em Cruzeiro do Sul, ampliando a capacidade de resposta do município frente a diferentes eventos climáticos.
Rodada da Copa Cruzeiro tem jogos equilibrados neste domingo

A segunda rodada da Copa Cruzeiro – Sicredi Integração 120 Anos foi realizada neste domingo (19), no campo do Esporte Clube XV de Novembro, no Bairro São Gabriel. Os três jogos foram marcados pelo equilíbrio e placares apertados. Na partida de abertura, o Bom Fim venceu o Tamoio por 3 a 2, em um confronto disputado até os minutos finais. À tarde, o Cruzeiro também garantiu vitória pelo mesmo placar, superando o Canarinho por 3 a 2. Fechando a rodada, o XV de Novembro fez valer o fator casa e venceu o Juventus/Primavera por 1 a 0, diante da sua torcida. Com os resultados, a competição segue acirrada e mantém a expectativa de bons jogos nas próximas rodadas. A terceira rodada está marcada para o próximo domingo, dia 26 de abril, no campo do Tamoio, na localidade de Linha Sítio, com os seguintes confrontos: A Copa Cruzeiro, que tem a realização da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, integra as comemorações dos 120 anos da cooperativa Sicredi e reúne equipes tradicionais do futebol amador local.
Município impulsiona abertura de novas agroindústrias com evento técnico e incentivos legais

A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na tarde desta quarta-feira, 15 de abril, um encontro estratégico focado no fortalecimento e na expansão do setor agroindustrial local. O evento, ocorrido no Auditório da Casa do Morro, reuniu produtores rurais interessados em implantar novas atividades e formalizar o beneficiamento de produtos no município. A condução da atividade ficou a cargo de Kathleen Krüger, analista de articulação de projetos de agronegócios do Sebrae, que apresentou o projeto Acelera Agroindústria aos participantes. É uma iniciativa voltada para a profissionalização, qualificação técnica e aumento de competitividade de pequenas agroindústrias, agricultores familiares e produtores rurais. Com consultorias e treinamentos, o projeto foca em gestão financeira, marketing, processos e inovação. Conforme o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Gerson Kolling, a iniciativa busca dar maior enfoque e incentivo para a abertura e a legalização de novos empreendimentos, reduzindo custos operacionais e garantindo a segurança alimentar. Um dos pontos centrais é a Lei Municipal nº 2236-01/2025, elaborada pelo Poder Executivo e aprovada pelo Legislativo no último ano. A nova legislação institui a Política Municipal de Incentivo a Análises Laboratoriais, voltada especificamente para as agroindústrias de produtos de origem animal registradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Entre os benefícios garantidos pela nova lei, destaca-se o subsídio de 40% no custo de análises laboratoriais de alimentos e água para as agroindústrias locais. Para os produtores que possuem o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), esse incentivo é ainda maior, chegando a 50% de ajuda de custo nas análises realizadas. Além disso, a prefeitura se compromete a disponibilizar um médico veterinário para atuar como Responsável Técnico (RT) dos estabelecimentos, auxiliando tanto as agroindústrias já existentes quanto as que desejam se regularizar. Para acessar os benefícios e participar do programa de fomento, os produtores interessados devem realizar o cadastro junto à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, apresentando documentos como o cronograma de análises de controle de qualidade e o certificado de capacitação promovido pela Emater. Mais informações sobre o processo de inscrição e regularização podem ser obtidas diretamente com a secretaria.
Prefeitura divulga ganhadores da Nota Fiscal Gaúcha

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul informa os ganhadores do Programa Nota Fiscal Gaúcha, nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2026. As sorteadas são: Denisia Angeline Quinot; Carla Bohn Kroth; e Regina Izabel Leite, respectivamente. Cada uma tem direito a um prêmio de R$ 500. Lembrando que os sorteados podem reivindicar o saque do prêmio até 90 dias após a homologação do sorteio. Para isso, devem preencher o requerimento de solicitação e apresentar documento de identificação junto ao departamento responsável, na prefeitura. O pagamento é realizado em até 30 dias após a solicitação do ganhador. Em Cruzeiro do Sul, a campanha distribui, todos os meses, um prêmio de R$ 500 aos consumidores que compram no comércio local e solicitam a inclusão de CPF na nota. Além dos prêmios municipais, os moradores que se cadastram no Nota Fiscal Gaúcha participam dos sorteios estadual, especial e instantâneo, e ganham benefícios, como desconto no IPVA. Ainda, podem indicar uma entidade do município para receber recursos do governo estadual. Para concorrer basta acessar o site https://nfg.sefaz.rs.gov.br/Cadastro/CadastroNfg_1.aspx e cadastrar-se informando o número do CPF e a data de nascimento. Depois, é só completar o cadastro e indicar uma entidade para ser beneficiada com recursos do programa.
Cruzeiro do Sul recebe novas máquinas para reforçar infraestrutura e estradas

Na quarta-feira (15), o município de Cruzeiro do Sul foi contemplado com a chegada de duas novas máquinas que irão fortalecer os serviços de infraestrutura, especialmente na manutenção e melhoria das estradas e apoio às obras. Foram entregues um rolo compactador de solo, no valor de R$ 460.566,20, e uma pá carregadeira, adquirida por R$ 280 mil. Os equipamentos integram o Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (PROMAQ), do governo federal, voltado ao fortalecimento da produção e da infraestrutura nos municípios. O rolo compactador foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Afonso Hamm, com intermediação do vereador André Schmitt. Já a pá carregadeira é oriunda de emenda do deputado federal Luiz Carlos Busato, com articulação do vereador Gustavo Henrique Richter. De acordo com o prefeito César Leandro Marmitt, o investimento representa um avanço importante para o município.“Essas máquinas chegam em um momento fundamental e vão qualificar ainda mais os nossos serviços, garantindo melhores condições de trafegabilidade nas estradas e mais eficiência nas obras. É um reforço significativo para atender as demandas da nossa comunidade, especialmente do interior”, destacou. A Administração Municipal ressalta que a aquisição dos equipamentos amplia a capacidade operacional das equipes, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.
Cruzeiro do Sul sedia rodada decisiva do Campeonato Integração G8 nesta quinta-feira

O Ginásio Orlando Eckert será o palco de grandes emoções na noite desta quinta-feira (16). A partir das 19h30, Cruzeiro do Sul recebe as delegações de Forquetinha para a última e determinante rodada classificatória da fase de grupos do 2º Campeonato Integração G8 de Futsal – Sicredi 120 anos. Com o apoio da torcida, os atletas da casa buscam selar a classificação para as quartas de final em quatro categorias distintas. O confronto direto contra Forquetinha promete alto nível técnico e rivalidade sadia, características que marcaram esta edição comemorativa do torneio. Programação da Noite A bola rola em quatro frentes, garantindo entretenimento para todas as idades e perfis de torcedores: • Sub-21: O futuro do futsal regional em quadra. • Veterano: A experiência e o talento de quem fez história no esporte. • Feminino: A força e a garra das mulheres representando o município. • Força Livre: Categoria que encerra a programação com muita intensidade física e técnica. O prefeito de Cruzeiro do Sul, César Leandro Marmitt, o Dingola, destaca a importância do evento não apenas como competição, mas como um elo de integração entre as cidades vizinhas. “É uma satisfação ver o Ginásio Orlando Eckert cheio, celebrando o esporte e a amizade entre os municípios do G8. Convido toda a nossa comunidade para vir ao ginásio, vestir nossas cores e incentivar nossos atletas nesta etapa que define o futuro da nossa participação no campeonato”, afirma o prefeito. Serviço do Evento • O quê: Última rodada classificatória do 2º Campeonato Integração G8 de Futsal. • Onde: Ginásio Municipal Orlando Eckert, Cruzeiro do Sul. • Quando: Quinta-feira, 16 de abril. • Horário: Início dos jogos às 19h30. • Confronto: Cruzeiro do Sul x Forquetinha. A administração municipal reforça o convite para que as famílias compareçam e prestigiem o esporte local. A expectativa é de casa cheia para empurrar o time rumo ao mata-mata.