“Dia 20, Sou Mais Gaúcho”

Categoria: Eventos

Data: 22/06/2023

Crédito: Marcio Steiner

Foi realizado mais um momento voltado ao projeto “Dia 20, Sou Mais Gaúcho”, desenvolvido pelos educandários do Ensino Fundamental, junto com a Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Cruzeiro do Sul. Centenas de alunos foram reunidos na quadra esportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jacob Sehn, no Bairro Glucostark. Além dos estudantes deste educandário, participaram os das Escolas Anita Garibaldi, do Centro, e Antônio Domingos Cíceri Filho, do Bairro Zwirtes.

Com apoio do cruzeirense, tradicionalista e mantenedor da página Ronda Crioula, Claiton Miranda, o foco foi envolver as crianças com a música e os artistas tradicionalistas. Estiveram se apresentando: o cantor e compositor, Idelfonso Milcharek; o intérprete, Douglas Sehn; e o gaiteiro Antônio Machado. Ainda, houve a parceria de Cuca Sonorizações.

A ideia principal do projeto é trabalhar mais a fundo o tradicionalismo gaúcho. Tudo começou em 2022 na Emef Antônio Domingos Cíceri Filho, que passou a abordar mensalmente algum tema relacionado à história do Rio Grande do Sul. Devido o sucesso da iniciativa, a partir de 2023 todas as Emefs estão desenvolvendo o projeto. O projeto “Dia 20, Sou Mais Gaúcho” é enfatizado nas escolas no dia 20 de cada mês, fazendo alusão ao 20 de setembro, feriado Farroupilha. São diversos pontos abordados: poesia; música; dança; o significado da bandeira; o hino; a culinária; as lendas; a vestimenta; o chimarrão; e outros.

Conforme a secretária Anelise Assmann, a Nega, que acompanhou o trabalho, cerca de 600 estudantes foram reunidos nas atividades desta quarta. Também prestigiaram o evento o prefeito, João Henrique Dullius e a presidente da Câmara de Vereadores, Daiani Maria. Quando o dia 20 cai no final de semana, ocorre a antecipação.

Outros álbuns

Selecione a Categoria: