Nesta semana os profissionais da Secretaria Municipal de Obras de Cruzeiro do Sul providenciaram mais uma limpeza nas dependências do Parque Poliesportivo, localizado no Centro da cidade.

O secretário da pasta, Paulo do Nascimento (Paulo das Piscinas) lembra que o local utilizado como ponto de lazer de diversos munícipes, foi severamente afetado por ter adversidades climatológicas.

E setembro de 2023 o local foi inundado pela enchente histórica, que devastou uma grande área do Vale do Taquari. Depois disso, o município, por meio da Secretaria de Planejamento, realizou planilhamento de todas as perdas nos 6 hectares do parque. Isso garantiu uma verba vinda do governo federal, por meio da Defesa Civil, para a reestruturação do espaço. Isso foi feito por uma empresa terceirizada, contratada para esta finalidade.

Passados alguns dias, já no mês de novembro, todo o trabalho foi perdido, quando o espaço foi novamente atingido pela enchente. Depois desta inundação, a Prefeitura fez a limpeza e recuperação por meios próprios.

O terceiro estrago foi provocado pela tempestade que atingiu o município no recente mês de janeiro. Conforme o secretário, os danos foram tão relevantes que foi necessário interditar o local. Nesta semana foi realizada nova limpeza e o início da reestruturação. “Só não iniciamos antes, tendo em vista demandas prioritárias em outras frentes de trabalho”, assinala. Nascimento observa que foram removidas em torno de 40 cargas de resíduos do temporal. Também foi feita a recolocação de material, permitido a trafegabilidade em meio ao mato e o acesso aos quiosques.

Ainda, foram colocadas em condições de uso as quadras de areia e as pistas de caminhada e skate. “Ainda faltam alguns reparos, como no telhado da área coberta e na quadra poliesportiva, mas já estamos trabalhando nisso”, observa o secretário de Obras.

Data de publicação: 11/03/2024

Créditos das Fotos: Divulgação