Trabalho são realizados nas Ruas Emílio Treter Sobrinho e Renato Fick

Nesta semana a Secretaria Municipal de Obras de Cruzeiro do Sul, que tem a frente Paulo do Nascimento, segue trabalhando na recuperação de pontos com problemas no escoamento pluvial.

Os profissionais da prefeitura trabalham na Rua Emílio Treter Sobrinho, no Centro, no conserto do encanamento e “boca de lobo” destruída, nas proximidades do antigo depósito de areia. O problema, de acordo com o secretário, surgiu há cerca de quatro meses, se agravando com as enxurradas. “As enxurradas trouxeram diversos problemas neste sentido, pois a nossa canalização é bastante antiga e em muitos pontos, frágil”.

Outro ponto atendido é na Rua Renato Alércio Fick, no Loteamento Fick, no Bairro Cascata. Neste ponto da cidade foram substituídos quatro canos que estavam quebrados. Nascimento assinala que neste local os canos quebraram devido ao trânsito de caminhões. O peso excessivo deste tipo de veículo causou o rompimento. Diante disso, a água estava escoando sobre a via e provocando danos no calçamento.

Além disso, na última semana, os profissionais trabalharam em outro importante ponto a ser recuperado. Há algum tempo foi trocada a tubulação que atravessa a Rua Frederico Germano Haenssgen, nas proximidades da rótula da ERS-130. Na oportunidade foi feito o serviço por conta do entupimento da canalização antiga, gerando acúmulo de água sobre a via que, em algumas ocasiões, invadia o pátio de residências.

No intuito de resolver, foi aberto o leito da via e implantados canos com uma bitola maior da existente, para haver mais vazão. Contudo, conforme o secretário, não foi feita a substituição do restante da canalização, mais abaixo, permanecendo os tubos antigos, com menor poder de escoamento, causando novos problemas. Frente a isso, agora foi providenciada a substituição do restante da tubulação, com o intuito de solucionar o problema.

Data de publicação: 12/06/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner