Cruzeiro do Sul passa a participar do Projeto de Novas Estratégias para Monitoramento e Controle Integrado de Aedes aegypti no RS por meio de armadilhas de oviposição (ovitrampas).

Este projeto será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do RS, iniciando nesta quinta dia 25 de janeiro.

A armadilha de oviposição ou ovitrampa é utilizada para a coleta de ovos de mosquitos das espécies Aedes aegypti e/ou Aedes albopictus. Consiste em um método sensível e econômico para detectar a presença do vetor. Tem sido utilizada para detectar precocemente a infestação pelo mosquito em municípios não infestados, para o monitoramento da densidade das populações de vetores em municípios infestados e para direcionar as ações e avaliar o impacto das estratégias de controle vetorial.

Serão 65 pontos estratégicos de instalação dentro da área urbana, estes locais foram escolhidos de acordo com orientações do Estado, e ficaram dispostas na cidade a aproximadamente 200 metros uma da outra, sendo o proprietário do local informado previamente.

A armadilha é composta por um recipiente de plástico de cor preta, onde será adicionado um atrativo para o mosquito, uma palheta de Eucatex® e um clipe para fixá-la. Ela será instalada na parte externa do imóvel e permanecerá instalada por cinco dias, em local sombreado e protegido da chuva, e com o menor fluxo de pessoas e animais. O Agente de Combate às Endemias (ACE) irá realizar todos os procedimentos necessários para monitorar a armadilha que, só ele poderá acessar. Lembrando que a população deve realizar o autocuidado do seu pátio e domicílio, evitando água parada.

Data de publicação: 25/01/2024

Créditos das Fotos: Divulgação