O monitoramento dos casos de dengue no Rio Grande do Sul, realizado pela Secretaria da Saúde (SES), por meio do Centro de Vigilância em Saúde (Cevs), apresenta um alerta para o aumento de registros da doença.

O monitoramento dos casos de dengue no Rio Grande do Sul, realizado pela Secretaria da Saúde (SES), por meio do Centro de Vigilância em Saúde (Cevs), apresenta um alerta para o aumento de registros da doença. Nas duas primeiras semanas de 2023 foram registrados 42 casos e em 2024, 216 casos.

Em Cruzeiro do Sul, nos dias 08 e 09 de janeiro foi realizado o LIRA (Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti). Trata-se de uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela.

De 17 amostras, 4 deram positivas para a presença do mosquito Aedes Aegypti, 1 amostra positiva no bairro Centro, 2 amostras positivas no bairro Cascata e 1 amostra positiva no bairro Rosa. Com o resultado encontrado a Secretaria Municipal da Saúde está solicitando a contribuição de todos para evitar a proliferação do mosquito, evitando principalmente água parada; mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Também é recomendável o uso de repelente para proteção e a procura por um serviço de saúde diante das manifestações dos primeiros sintomas compatíveis com dengue e na ocorrência de sinais de alarme.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 23/01/2024

Créditos das Fotos: Jean Hinterholz

Compartilhe!