Recentemente a Secretaria Municipal da Saúde, em conjunto com a Vigilância  Epidemiológica do Município de Cruzeiro do Sul estiveram reunidas com representantes da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde que alertou para a possibilidade de infestação do Aedes mais cedo em relação ao ano passado. Sendo assim, com o objetivo de evitar o aparecimento de casos de Dengue no município, a secretaria de Saúde, vem realizando de forma constante, ações de conscientização no combate ao mosquito transmissor da doença.

Estão sendo realizadas ações de fiscalização e monitoramento de pontos estratégicos, com reforço das orientações e das medidas de prevenção realizadas, pelos Agentes de Endemias, Agentes de Saúde e Profissionais da Saúde juntamente com a Epidemiologia do Município, afim de  replicar as informações junto a população. Informa também que neste Ano as ações de prevenção nas Escolas do Município iniciarão mais cedo para a conscientização e maior apoio da Comunidade Escolar.

A secretária de Saúde, Patrícia Haenssgen destaca que, com uma ação semanal em casa, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, parando a transmissão da dengue. É importante evitar água parada em pratos e vasos de plantas, pneus, tampinhas, reservatórios de água ou qualquer recipiente que possa acumular água.

Data de publicação: 24/01/2023

Créditos das Fotos: Divulgação