Dados coletados mostraram que esta pausa não precisa ser feita. Até esta terça-feira, cerca de 790 mil doses para essa faixa etária já foram aplicadas no Rio Grande do Sul, sem a notificação de nenhum efeito grave após o ocorrido.

A SES (Secretaria Estadual da Saúde) divulgou nesta terça-feira (19) uma nova orientação em relação à vacinação de crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19. A espera de 20 minutos logo após a aplicação do imunizante não será mais necessária, segundo o órgão. A medida vinha sendo adotada desde o começo da campanha para essas faixas etárias como forma de prevenir possíveis efeitos adversos.

Dados coletados mostraram que esta pausa não precisa ser feita. Até esta 
terça-feira, cerca de 790 mil doses para essa faixa etária já foram aplicadas no Rio Grande do Sul, sem a notificação de nenhum efeito grave após o ocorrido.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde monitora essas situações, tendo registrado até agora uma relação de 2,8 casos leves de Eventos Adverso Pós-Vacinação a cada 10 mil doses aplicadas, o que está dentro do previsto. Na maioria, esses casos foram de dor no local da vacina, vermelhidão, dor de cabeça ou febre, com duração de até 48 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 20/04/2022

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!