O município de Cruzeiro do Sul vem neste mês orientar a população sobre a Campanha Dezembro Vermelho, que foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A ação objetiva chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. O Dezembro Vermelho constitui-se em um conjunto de atividades relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais ISTs, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

O movimento Dezembro Vermelho objetiva, ainda, conscientizar a todos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis, doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal ) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.A transmissão de uma IST pode ocorrer, também, verticalmente, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação, quando medidas de prevenção não são realizadas.

De maneira menos comum, também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Prevenção:

A Secretaria Municipal de Saúde oferta testes rápidos nas três unidades de saúde: ESFs-Dr.Pereira, UBS Cleto Johner e UBS Passo de Estrela. Os testes realizados são para diagnóstico de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Os exames são realizados todos os dias e estão disponíveis a toda população durante todos os dias do ano.O resultado sai na hora, caso necessário após o exame o paciente já sai com os demais encaminhamentos todos agendados.

É importante observar o próprio corpo durante a higiene pessoal – isso pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial – e procurar o serviço de saúde ao perceber qualquer sinal ou sintoma. As unidades de saúde do SUS também disponibilizam gratuitamente preservativos masculinos e femininos.

ESFs DR. Pereira 51-37642799

UBS Cleto Johner 51- 37641309