Todos os parâmetros estão dentro dos padrões de potabilidade, tanto físico-química quanto da microbiológica. Ou seja, a água é própria para o consumo humano.

Nesta semana a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Cruzeiro do Sul recebeu o relatório de ensaio que diz respeito a análise da água do poço artesiano recentemente perfurado na localidade de Picada Maehler.

De acordo com o documento, todos os parâmetros estão dentro dos padrões de potabilidade, tanto físico-química quanto da microbiológica. Ou seja, a água é própria para o consumo humano.

O novo poço artesiano atenderá em torno de 30 famílias. Com vazão de 20 mil litros por hora e uma profundidade de 42 metros, o poço foi perfurado pela empresa Eco Diehl, de Estrela, no dia 3 de agosto. Nos dias seguintes foi realizado o teste de vazão e a coleta de amostra da água que foi enviada para análise de laboratório. Conforme Egídio Diehl, da empresa responsável pela perfuração, com esse volume de água é possível abastecer em torno de 300 famílias.

Lembrando que na mesma comunidade foi perfurado um primeiro poço em 2022. Na ocasião, a água brotou após uma profundidade de aproximadamente 100 metros. Contudo, a água foi imprópria para o consumo, exigindo o tamponamento. Diante da necessidade da comunidade e havendo uma sobra da obra anterior, foi feita nova contratação para o projeto de acompanhamento e perfuração, recentemente executado.

Ao todo foi investido o valor de aproximadamente R$ 130 mil. Deste montante, R$ 70 mil são provenientes do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação e o restante de contrapartida do município.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 24/08/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner

Compartilhe!