O Município de Cruzeiro do Sul está comemorando o êxito na Contestação apresentada ao Governo Estadual, especificamente na Secretaria de Planejamento, Gestão e Governança, revertendo a interpretação do limite com Lajeado, fazendo contar novamente a Rua da Divisa como base e não mais a Rua Nossa Senhora de Fátima como utilizado no último Censo do IBGE. “Assim, aproximadamente 900 pessoas serão realocadas no Censo como Cruzeirenses, o que nunca deixaram de ser”, salientou o assessor jurídico, Samuel Beuren, responsável pela contestação.

De acordo com ofício da Secretária Estadual de Planejamento, Gestão e Governança (SPGG) Danielle Calazans, enquanto aguarda a tramitação legislativa da correção, e para efeitos de disponibilização da malha da divisa político-administrativa do Estado, a equipe técnica procederá a alteração do arquivo vetorial do limite municipal, adotando a interpretação existente à época do Projeto Arquivo Gráfico Municipal (utilizado até o Censo Demográfico de 2010), visto que foi constatada e apontada uma dissonância entre texto do relatório e a representação gráfica no mapa, elaborados em 2013. A Unidade Estadual do IBGE será devidamente notificada e o arquivo digital com vetor ajustado será encaminhado à instituição para a devida incorporação à base territorial.

Data de publicação: 27/04/2023

Créditos das Fotos: Divulgação