Nesta terça-feira, dia 21 de novembro, a Administração Municipal encaminhou seu maquinário para literalmente abrir caminho na estrada que ficou intransitável depois da enchente.

Mais uma vez a ERS-130 que liga Cruzeiro do Sul ao município de Venâncio Aires, margeando o Rio Taquari, foi severamente danificada pela enchente do último final de semana. A rodovia é a principal ligação com a área central da cidade para diversas localidades, como São Miguel, Lotes, Maravalha e Desterro.

A rodovia estadual tem seus cuidados sob responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O engenheiro coordenador do Daer na região, Sadi Marques, disse ser sabedor da situação crítica em que se encontra a rodovia, contudo, frisa que o trecho ainda não está sem condições de receber máquinas, devido o terreno estar molhado. “Temos uma empresa contratada para atender, mas não há como fazer devido à presença de água e muita lama na estrada”.

Além disso, Marques lamenta o fato da região não chegar a ter condições ideais para o trabalho. “É uma enchente em cima da outra”. O responsável frisa ainda que além de Cruzeiro do Sul, há diversos outros trechos emergenciais a serem atendidos, entre eles, rodovias com quedas de barreiras.

Por último, Sadi Marques, diz que a melhoria depende exclusivamente da condição climática. “Não tem como passar a ‘patrola’ no barro”. Ele complementa informando que o atendimento deve ocorrer na próxima semana, se o clima permitir.

Prefeitura abriu o caminho

Apesar de ser uma rodovia estadual, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul de forma recorrente destina máquinas para o referido trecho, pois sabe da necessidade que seus munícipes têm de usar essa rodovia.

Nesta terça-feira, dia 21 de novembro, a Administração Municipal encaminhou seu maquinário para literalmente abrir caminho na estrada que ficou intransitável depois da enchente. “Vamos resolver isso o quanto antes, para, pelo menos, garantir o ir e vir das pessoas”, salienta o secretário da Administração e Finanças, Leandro Johner.

Data de publicação: 22/11/2023

Créditos das Fotos: Divulgação