Os prejuízos estimados do Município de Cruzeiro do Sul com a situação de calamidade pública, devido a enchente dos dias 4 e 5 de setembro, passam de R$ 160,6 milhões.

Nesta segunda-feira (16) o prefeito de Cruzeiro do Sul, João Henrique Dullius, embarcou para Brasília, na companhia do coordenador da Defesa Civil e secretário de Assistência Social e Habitação, Adeildo Mello. O objetivo é negociar a liberação de recursos para obras necessárias após a enchente, como a recuperação da barranca do Rio Taquari às margens da Rua Ruben Feldens, no Bairro Passo de Estrela e a elevação de trecho da ERS-130, no ponto conhecido como curva da Demanda, na localidade de São Miguel, para evitar que os moradores fiquem ilhados até mesmo com cheias menores e mais comuns.

Até o momento, o Município já recebeu pouco mais de R$ 1,3 milhão do Governo Federal. Porém, o prefeito destaca que alguns valores recebidos estão destinados a ações específicas, como a aquisição de materiais de limpeza, alimentação, higiene, dormitório e itens de primeira necessidade e não podem ser direcionados para outras necessidades, como a distribuição direta para a população afetada.

O secretário Municipal de Administração e Finanças, Leandro Johner, explica que, embora os Governos Estadual e Federal tenham destinado recursos para ajuda humanitária, isso se diferencia dos recursos que serão destinados às famílias afetadas pela enchente e salientou que o município ainda não recebeu nenhum valor para repassar diretamente aos atingidos.

A prefeitura está fornecendo auxílio na forma de aluguel social para 22 famílias, com um valor médio de R$ 800 mensais. Também está sendo feito o encaminhamento para buscar o ressarcimento junto ao governo estadual, pois, até o momento, esses recursos ainda não foram recebidos. Johner lembra ainda que o valor arrecadado através das doações via Pix foi de R$ 127 mil e uma comissão definiu que esse valor será distribuído em forma de vale-compras para 420 famílias.

Prejuízos

Os prejuízos estimados do Município de Cruzeiro do Sul com a situação de calamidade pública, devido a enchente dos dias 4 e 5 de setembro, passam de R$ 160,6 milhões: instalações públicas de ensino/educação R$ 2,4 milhões; instalações públicas de saúde R$ 450 mil; obras de infraestrutura pública R$ 46,5 milhões; instalações públicas de uso comunitários e prestadoras de serviços R$ 875 mil; agricultura e pecuária R$ 10,2 milhões; indústria, comércio e serviços R$ 24,1 milhões; unidades habitacionais R$ 72,7 milhões; turismo R$ 380 mil; serviços essenciais - saúde, educação, abastecimento de água, luz, esgotamento sanitário, telecomunicações e segurança pública R$ 2,9 milhões.

Recursos Liberados

O total de recursos solicitados até o momento é de R$ 2.178.040,42, sendo que R$ 1,3 milhões já foram liberados e outros R$ 311 mil aguardam publicação de portaria.

Planilha de recursos – Calamidade Cruzeiro do Sul

- R$ 651.239,00 para: kits (limpeza, dormitório, colchões, cestas básicas) – recurso em conta;

- R$ 217.760,52 para: horas-máquina 01 para limpeza urbana – recurso em conta;

- R$ 77.780,25 para: aquisição de telhas – recurso em conta;

- R$ 36.000,00 para: caminhão pipa para transporte de água para Maravalha – recurso em conta;

- R$ 115.051,41 para: reestabelecimento/reforma Emei Dona Maria Julieta – recurso em conta;

- R$ 212.978,60 para: horas-máquina 02 para limpeza urbana – recurso em conta;

- R$ 75.641,85 para: reestabelecimento/reforma Emef Antônio Domingos Cíeri Filho – em análise;

- R$ 220.217,42 para: reestabelecimento/reforma de Parque Poliesportivo Municipal – em análise;

- R$ 311.441,99 para: reestabelecimento/reforma das Escolas Jacob Sehn e Passo de Estrela – aprovada e aguardando portaria;

- R$ 128.861,44 para: reestabelecimento/reforma da UBS Passo de Estrela – em análise;

- R$ 131.067,94 para: reestabelecimento/reforma Emei Vila Zwirtes – em análise;

- Reestabelecimento das margens do Rio Taquari – em elaboração de projeto.

Data de publicação: 17/10/2023

Créditos das Fotos: Divulgação