Beneficiários do programa Bolsa Família de nove municípios do Rio Grande do Sul e um do Espírito Santo, com situação de emergência ou estado de calamidade

Beneficiários do programa Bolsa Família de nove municípios do Rio Grande do Sul e um do Espírito Santo, com situação de emergência ou estado de calamidade reconhecidos pelo governo federal, já podem movimentar os valores repassados para suas contas a partir desta quinta-feira (22). Cruzeiro do Sul é o único do Vale do Taquari beneficiado nesta etapa.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) unificou o pagamento de fevereiro do programa para esta data.
Diferentemente do que ocorre normalmente, somente nessas cidades afetadas o pagamento feito por meio da Caixa Econômica Federal (CEF) não será escalonado e não dependerá do último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. O objetivo do MDS é garantir que famílias atendidas pelo programa federal de transferência renda possam movimentar os benefícios com mais celeridade, para atendimento de necessidades mais urgentes, como garantia de alimentação. Outra medida adotada pelo ministério é a autorização de saque sem cartão e sem uso de documentos, para beneficiários que os tenham perdido, com uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal do programa social. 
As ações diferenciadas, inicialmente, são válidas por 2 meses e incluem a liberação dos valores logo no primeiro dia do calendário do pagamento a todas as famílias beneficiárias do município afetado. Também ficam prorrogados os prazos de atualização cadastral e repercussão nos benefícios do Bolsa Família de famílias incluídas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral.

Além disso, conforme o secretário de Assistência Social, Adeildo Mello, através do programa Volta Por Cima RS, no dia 08 de fevereiro, 150 famílias da extrema pobreza e pobreza ganharam auxílio pelo cartão cidadão (devolve ICMS) do Banrisul.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 26/02/2024

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!