No dia 14 de fevereiro, no auditório da Casa do Morro, ocorreu o ato simbólico de abertura do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e a recepção das estagiárias que atuarão como Visitadoras do Programa

No dia 14 de fevereiro, no auditório da Casa do Morro, ocorreu o ato simbólico de abertura do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e a recepção das estagiárias que atuarão como Visitadoras do Programa. A solenidade contou com a presença do prefeito João Henrique Dullius, da secretária municipal de Saúde e Saneamento Patrícia Haenssgen e do Grupo Técnico Municipal composto pela Secretaria de Saúde e Saneamento, Secretaria de Assistência Social e Habitação e Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

As visitadoras do PIM irão realizar visitas domiciliares e comunitárias nas famílias selecionadas pelo programa, sendo o público alvo gestantes e crianças de zero a seis anos em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar dos pequenos, a partir de atividades planejadas que atendam as demandas individuais de cada criança ou gestante, que utilizam o brincar como estratégia, considerando as necessidades e características de cada família. Cada visitador cumprirá uma carga horária semanal de 20 horas.

O Primeira Infância Melhor (PIM) é uma política pública do governo do Estado do Rio Grande do Sul, criado em 2003 e é considerado um programa precursor no Brasil no cuidado às necessidades especiais das crianças de zero a seis anos. Tornou-se Lei Estadual n.º 12.544 em 03 de julho de 2006.

Segundo Patrícia Haenssgen, “a adesão ao PIM ocorreu em outubro de 2023 e agora, com o time completo, daremos início às ações propriamente ditas”. Ela ressalta que “esta estratégia trabalha de forma sistêmica, objetivando o desenvolvimento integral da infância”.

Data de publicação: 26/02/2024

Créditos das Fotos: Divulgação