O município de Blumenau-SC recebeu na segunda-feira, dia 18, uma comitiva de representantes da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (RS). O grupo foi formado por cerca de 40 pessoas, entre prefeitos, secretários, representantes da Defesa Civil e outras autoridades da região afetada por duas grandes enchentes, nos meses de setembro e novembro deste ano. Cruzeiro do Sul esteve representado pelo secretário da Assistência Social e Habitação, coordenador da Defesa Civil, Adeildo Melo.

Além de Cruzeiro do Sul, estiveram em Blumenau lideranças de Estrela, Encantado, Taquari, Venâncio Aires, Lajeado, Roca Sales, Bom Retiro do Sul, Doutor Ricardo, Muçum, Arroio do Meio e Imigrante.

A visita foi motivada pelos municípios do Vale do Taquari, que em novembro promoveu na cidade de Lajeado o Seminário Pensar o Vale Pós-enchente, onde o tema foi sobre “as ações e decisões necessárias após a maior tragédia natural do Rio Grande do Sul”. Blumenau esteve na ocasião, representada pelo secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina.

Após conhecerem a Prefeitura e a Defesa Civil, as autoridades foram a campo visitar a Rua Netuno, local atingido novamente por um deslizamento de terra no mês de novembro. O grupo ainda teve a oportunidade de conhecer o dique da Fortaleza, além dos sensores de monitoramento do nível do Rio Itajaí-Açu e das réguas de medição.

Segundo o prefeito de Estrela e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Elmar André Schneider, o foco do Vale do Taquari é melhor estruturar a Defesa Civil, e para isso foi organizada a visita a Blumenau, para compreender o que é possível replicar nos municípios da nossa região.

Na ocasião, o prefeito e o secretário de Defesa Civil de Blumenau entregaram ao presidente da Amvat uma cópia do plano de contingência da cidade.

Data de publicação: 20/12/2023

Créditos das Fotos: Divulgação