O prefeito de Cruzeiro do Sul João Henrique Dullius (MDB) solicitou ao Secretário Parlamentar da Câmara Federal Felipe Diehl (DEM) apoio na captação de recurso financeiro para a construção de casas populares junto ao Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Onyx Lorenzoni. O encontro, articulado pelo presidente do Democratas de Cruzeiro do Sul Ubirajara Marques, ocorreu nessa quinta-feira, dia 22, na Prefeitura de Cruzeiro do Sul e também contou com a presença do Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Leandro Johner (PL).

Bira explicou a importância da construção de casas populares, principalmente para famílias com necessidade de remanejo, em áreas de risco e alagadiças. O prefeito João Dullius informou que há uma área de 36 lotes, que atenderão a lista emergencial do município, na construção de 72 casas geminadas. Felipe Diehl destaca que está assegurado pela Constituição Federal de 1988, o direito à moradia. É competência comum da União, dos estados e dos municípios.

Felipe Diehl destaca, que há exatamente um ano atrás, no dia 22/07/2020, o Ministro Onyx Lorenzoni recebeu em Brasília uma comitiva de prefeitos do Vale do Taquari solicitando apoio aos prejuízos causados pela cheia histórica daquele ano. Para o Município de Cruzeiro do Sul, Onyx articulou junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o valor de R$ 1,15 milhão para a recuperação da área degrada pelas enchentes, especialmente no talude do Rio Taquari.

Data de publicação: 26/07/2021