.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Cruzeiro do Sul, desde segunda-feira, dia 20, trabalha na reforma de um imóvel que será destinado para receber os alunos que frequentavam as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Dona Maria Julieta, do Bairro Passo de Estrela, e Vila Zwirtes, do Bairro Zwirtes. Ambos educandários foram destruídos pela enchente catastrófica do final de abril.

Diante das dificuldades de achar imóveis adequados, o município encontrou e alugou uma casa, da família Azevedo, localizada no início da Rua Emílio Treter Sobrinho, nas proximidades da Praça Dona Laura, no Centro da cidade. O local servia como residência e, em seu subsolo, também já abrigou o cartório.

Conforme a secretária Anelise Assmann, a Nega, ainda não é possível estimar uma data para o retorno dessas crianças à escola. Contudo, está sendo feito o possível, graças a ajuda de diversos voluntários, para que o local esteja em condições de uso o quanto antes, sempre pensando no conforto e bem-estar das crianças. “O interior do imóvel não foi atingido pela enchente”, assinala.

As duas escolas que foram devastadas pela cheia atendiam cerca de 100 alunos. Contudo, Anelise diz ser difícil de avaliar neste momento quantas dessas crianças retornarão às salas de aula. “Sabemos que algumas famílias deixaram a cidade. Então, ainda não temos certeza quantas dessas crianças retornarão”, informa.

No local serão disponibilizadas cinco salas, um espaço para recreação, cozinha, refeitório, secretaria e pátio.

Outro educandário que está se restabelecendo é a Emei Trenzinho Alegre, localizada no Centro da cidade. A escola está contando com diversas doações e mão de obra de pais e outros voluntários. Alguns materiais também foram comprados com recursos do educandário. Conforme a direção, a perspectiva é poder voltar a atender no início de junho.

Data de publicação: 23/05/2024

Créditos das Fotos: Marcio Steiner