No ano letivo de 2023, a Escola Municipal de Ensino Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antônio Domingos Cíceri Filho, localizada no Bairro Zwirtes, em Cruzeiro do Sul, foi contemplada com dois televisores smart de 32 polegadas. Os televisores irão incrementar as salas de aula. Além disso, foram conquistados dois ventiladores de parede para serem colocados no pavilhão da escola. Conforme a direção do educandário, os equipamentos foram adquiridos através do programa de recursos do Fundo Filantrópico do Sicredi, do qual a escola participa desde 2014.

Segundo a diretora, Cíntia Müller, “a aquisição deste material foi fundamental, porque o uso da televisão como recurso pedagógico dentro da escola se torna muito válido, onde suas contribuições em termos educativos vão além do ato de informar, mas também mostrar que ela pode ser um meio educativo e democratizador dos bens culturais, que possa promover uma aprendizagem mais atraente, crítica e atualizada, motivar os alunos e transformar as aulas em laboratórios do conhecimento humano e assim contribuir para a formação de cidadãos que conseguem ver além das imagens.

A televisão também traz informações preciosas que ajudam na assimilação de um determinado assunto visto em sala de aula. Para tanto, a sala de aula deve conter recursos tecnológicos que transformam a aprendizagem em um processo dinâmico, colaborativo e interativo, onde o professor possa enriquecer o conteúdo, onde o aluno possa participar mais ativamente das aulas”.

Já a aquisição dos ventiladores será importante para a prática das aulas de educação física e para a realização dos eventos da escola, favorecendo um ambiente mais agradável.

Data de publicação: 14/02/2024

Créditos das Fotos: Emef Antônio Domingos Cíceri Filho