Danos representam cerca de R$ 1,6 milhão

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece) ainda contabiliza e lamenta os altos prejuízos que a catástrofe natural que atingiu o Vale do Taquari causou em seis de seus educandários.

Conforme a secretária Anelise Assmann, a Nega, os prédios invadidos pelas águas foram das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Trenzinho Alegre, no Centro; Vila Zwirtes, no Bairro Zwirtes; e Dona Maria Julieta, no Bairro Passo de Estrela; e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Passo de Estrela, no mesmo bairro; Antônio Domingos Cíceri Filho, do Bairro Zwirtes; e Jacob Sehn, no Bairro Glucostark.

Anelise explica que a Trenzinho Alegre e a Jacob Sehn tiveram danos menores, contudo, as outras quatro foram severamente atingidas, somando um prejuízo que gira em torno de R$ 1,6 milhão. “Estamos extremamente entristecidos, pois todas estavam funcionando muito bem e haviam recebido investimentos importantes em prol das crianças”, diz.

O retorno às aulas na Emei Trenzinho Alegre ocorre na próxima segunda-feira, dia 11, e na Emef Jacob Sehn, na quinta-feira, dia 14. “Temos que enaltecer todo o esforço de nossos professores e funcionários, com o auxílio de pais e outros membros da comunidade, no objetivo de recuperar essas escolas o mais rápido possível. É necessário dizer que também há esforços de pessoas e empresas de outros municípios. Na sexta-feira foi enviado de Canoas um caminhão pipa com uma mistura de água e um produto desinfetante para passar em todas as escolas. Foi muito bom”, frisa.

Apesar de uma data para o retorno nos dois educandários citados anteriormente, para os outros quatro a volta dos alunos às salas de aula ainda não tem data. “Os estragos foram enormes. Impossível saber dizer até quando vamos conseguir recuperar. São em torno de 300 alunos atingidos diretamente”, comenta a secretária.

Campanha em prol dos estudantes

A secretária Anelise conta que diversos alunos também foram atingidos diretamente pela enchente e perderam todo o seu material escolar. Diante disso, a partir da segunda-feira, dia 11, inicia uma campanha para os interessados em doar cadernos, lápis, canetas, mochilas e outros materiais. Os donativos serão recebidos na Casa do Morro. Ainda, para quem deseja ajudar diretamente cada escola, é possível realizar pix. As chaves são as seguintes:

Emei Vila Zwirtes: 11.720.821/0001-19

Emei Dona Maria Julieta: 12.566.180/0001-52