Atualmente a rede municipal de ensino de Cruzeiro do Sul conta com cerca de 30 crianças com o espectro autista, com monitoria em seus educandários.

Nesta segunda-feira, dia 17 de julho, representantes da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Cruzeiro do Sul, coordenadores pedagógicas, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e direção da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), participaram, em Encantado, na sede a Apae local, de um seminário sobre crianças autistas.

A secretária da Smece, Anelise Assmann, a Nega, destaca a importância do evento realizado pelo TEAcolhe, que é o programa do Governo do Estado com o objetivo de implementar a Lei Estadual que instituiu a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo no âmbito do Rio Grande do Sul, destinada a garantir e a promover o atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo, visando ao desenvolvimento pessoal, à inclusão social, à cidadania e ao apoio às suas famílias.

Na região, o TEAcolhe tem sua sede junto da Apae de Encantado. Os presentes conferiram palestras e depoimentos sobre causas, diagnósticos, Transtorno de Oposição Desafiante (TOD), sinais de alerta, a identificação precoce para que haja estimulação em tempo ideal, teste de avaliação neuropsicológica, entre outros. “Dentre os diversos pontos de aprendizagem, destaco a palestra intitulada ‘A dor que ninguém vê’, onde uma mãe fala de sua experiência e a importância da acolhida e olhar dos professores para com os pais”, assinala.

A ideia da Smece é também trazer esse tema para os pais e professores locais. “O objetivo é realizar um encontro mensal com os pais de crianças autistas. Uma roda de conversa para troca de experiências e tratar sobre temas importantes para o dia a dia desses alunos”, revela Anelise.

Data de publicação: 18/07/2023

Créditos das Fotos: Divulgação