A eleição foi no dia 5 de julho

Nesta terça-feira, dia 18 de julho, ocorre, nas dependências do Poder Legislativo de Cruzeiro do Sul, a posse dos nove vereadores eleitos no programa Câmara Mirim.

O programa foi lançado no dia 30 de maio e ocorre em parceria entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes (Smece).

A Câmara Mirim, a exemplo do Poder Legislativo tradicional, será composta por nove vereadores com idade entre 11 e 15 anos. A divisão do número de cadeiras na Câmara Mirim foi feita de acordo com o número de alunos de cada educandário: Escola Anita Garibaldi: um vereador mirim titular; Escola Jacob Sehn: dois vereadores e um suplente; Escola Itaipava Ramos: um vereador titular; Escola São Miguel: um vereador titular; Escola São Rafael: um vereador titular e um suplente; e Escola João de Deus: três vereadores mirins titulares e um suplente.

A eleição ocorreu no dia 5 de junho, contabilizando 422 votos válidos, dois em branco e um nulo. Os eleitos são: Luísa Fernanda Müller (Escola São Miguel) com 44 votos; Gabriel de Paula Rosa (Escola Jacob Sehn) com 42 votos; Vitória Luiza Noll (Escola João de Deus) com 41 votos; Ana Clara Ruschel (Escola Jacon Sehn) com 37 votos; Marcele Welter (Escola São Rafael) com 31 votos; Clara Maria Zuse (Escola João de Deus) com 23 votos; Lívia da Silva Boit (Escola Itaipava Ramos) com 16 votos; Samira da Silva Pinheiro Candido (Escola João de Deus) com 14 votos; e Sara Maritieli da Silva (Escola Anita Garibaldi) com cinco votos. Suplentes: Letícia Reiter (Escola São Rafael) com 21 votos; Kauã Aslbaneze Helfenstein (Escola Jacob Sehn) com 15 votos; e Alison Rodrigo da Silva (Escola João de Deus) com 12 votos.

As sessões mirins serão realizadas nos dias: 7 de agosto; 4 de setembro; 2 de outubro; e 6 de novembro. O encerramento será num ato solene no dia 1º de dezembro na ExpoCruzeiro. Na ocasião serão reunidas as legislaturas anteriores, a atual e a futura.

Data de publicação: 17/07/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner