Reinauguração do símbolo histórico do município será em 22 de novembro.

Nesta quarta-feira, dia 10 de novembro, profissionais da prefeitura e voluntárias – que confeccionam os enfeites de natal e páscoa – realizaram o ajardinamento nos arredores da Casa do Morro. 

Conforme a secretária municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece), Anelise Assmann, a Nega, foram realizados o plantio de grama em leivas, assim como moreias, hortênsias e outras plantas, que visam o embelezamento do entorno da Casa, que está em reforma. 

A Casa do Morro está chegando à fase final de sua reforma, que está sendo feita pela Prefeitura. Nesta quarta-feira também foi concluída a instalação do piso do imóvel. O local, além de todo reformado, agora contará com acessibilidade. Recentemente também foram instaladas as aberturas – parte restaurada e parte nova, idêntica à original. O parapeito, que anteriormente era uma grade de metal, agora será em alumínio e vidro. 

A obra será entregue à comunidade no dia 22 de novembro, segunda-feira, quando serão comemorados os 58 anos de Cruzeiro do Sul. "Faremos uma bela reinauguração deste local, que abrigará a Smece", frisa o prefeito João Henrique Dullius. 

Para o dia da reinauguração, feriado municipal, está sendo preparada uma programação especial, entre elas, o local já estará aberto para visitação da comunidade, apresentações artísticas, solenidade, coquetel e outros atrativos. 

A obra da Casa é uma sequência da reforma realizada em 2014, quando parte do telhado desmoronou. Na ocasião, os trabalhos foram interrompidos em função do custo alto das melhorias. 

O imóvel é de propriedade do Município e está fechado desde 2001. Em 2006, foi tombado como patrimônio histórico de Cruzeiro do Sul, o que garante a manutenção das características originais da arquitetura.

 Cruzeirinho 

A secretária Anelise Assmann revela que no dia da reinauguração será disponibilizado o Cruzeirinho. O veículo que tradicionalmente faz passeios no período de natal estará disponível ao longo de todo o dia 22. “Ele levará os interessados da Praça Dona Laura até a Casa do Morro a cada meia hora, sem custos, para que as pessoas possam visitar o nosso símbolo histórico e depois possam retornar até a parte baixa do Centro”, explica.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 11/11/2021

Créditos das Fotos: Márcio Steiner

Compartilhe!