Seguem a todo o vapor as obras de reforma do símbolo histórico de Cruzeiro do Sul, a Casa do Morro.

Seguem a todo o vapor as obras de reforma do símbolo histórico de Cruzeiro do Sul, a Casa do Morro. Nesta quinta-feira, dia 19 de agosto, além das demais reformas que continuam, a empresa responsável pelo restauro ou substituição das aberturas do prédio, iniciou o processo de retirada das peças antigas.

O trabalho é realizado pela empresa Marcenaria Schwingel, do município de Mato Leitão. Conforme o proprietário, Renato Schwingel, a proposta é entregar todas as aberturas, em madeira, restauradas ou novas, com as mesmas características das originais, até o final de setembro.

Serão sete portas externas e 13 janelas. Conforme apurado com o setor de cultura e turismo, as referidas aberturas são as originais, que foram colocadas durante a construção da Casa, que ocorreu entre 1873 e 1878.

A obra da Casa é uma sequência da reforma realizada em 2014, quando parte do telhado desmoronou. Na ocasião, os trabalhos foram interrompidos em função do custo alto das melhorias. A estimativa é de inaugurar o novo espaço até o aniversário do município, dia 22 de novembro, quando a Smece passará a atender no local.

A Casa do Morro é de propriedade do Município e está fechada desde 2001. Em 2006, foi tombada como patrimônio histórico de Cruzeiro do Sul, o que garante a manutenção das características originais da arquitetura.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 19/08/2021

Créditos das Fotos: Márcio Steiner

Compartilhe!