O Município de Cruzeiro do Sul, assim como outros do Vale do Taquari atingidos pela grande cheia dos dias 4 e 5 de setembro, contabiliza um gigantesco volume de perdas. Tendo em vista o nível surpreendente em que a água atingiu moradias e empresas, muitos bens materiais se perderam.

As centenas de cargas foram colocadas, de forma emergencial, na parte desativada de uma antiga saibreira, no Bairro Passo de Estrela. Conforme o biólogo da prefeitura, Diego Sehn, não é possível que esse material permaneça nesse local, sendo preciso um destino adequado.

No dia 13 de setembro, representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e uma empresa terceirizada, com sede em Minas do Leão, estiveram visitando Cruzeiro do Sul e as demais cidades atingidas, avaliando a possibilidade da captação de recursos para dar suporte para a destinação do material. A referida empresa possui licença ambiental junto a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para receber esse tipo de resíduo.

Passados 13 dias, na segunda-feira, dia 26, a empresa terceirizada já esteve em Cruzeiro realizando o levantamento topográfico para mensurar a quantidade de material recolhido até aquele momento para posterior recolhimento e destinação correta.

Todo o transporte será realizado pela empresa, não necessitando o município levar o resíduo até Minas do Leão. “Isso significa uma enorme ajuda que o município e a região estão recebendo, tendo em vista não haver um local adequado para a destinação desse material, que pode ser altamente contaminante”, pontua o biólogo.

Data de publicação: 28/09/2023

Créditos das Fotos: Divulgação