O encontro foi realizado na Casa do Morro, em Cruzeiro do Sul

Na sexta-feira, dia 11 de agosto, a Casa do Morro de Cruzeiro do Sul recebeu jovens do Vale do Taquari para uma roda de conversa . A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS).

Conforme a extensionista da Emater, Letícia Mairesse, o encontro reuniu jovens dos municípios de Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Sério, Colinas, Estrela, Bom Retiro do Sul, Taquari, Tabaí, Teutônia, Progresso e Fazenda Vilanova.

A recepção e acolhimento ocorreu na casa do morro. Na abertura do evento, a anfitriã Anelise Assmann, Secretária de Educação, falou sobre a história do prédio que é um dos maiores símbolos do município. Em seguida, a Assistente Técnica Regional da Emater/RS-Ascar, Elizangela Teixeira, apresentou um resgate dos encontros regionais e uma contextualização da proposta do evento.

Então os jovens Ketruin Jardela e Joni Knapp, assessores da Fetag-RS, assumiram a programação e animaram o evento com músicas, dinâmicas e conduziram o trabalho em grupo.

Os participantes se apresentaram, falando do sentimento que definia aquele momento. “A maioria citou gratidão, ressaltando a importância destes encontros, da integração e a oportunidade destas vivências”, assinala Letícia.

A extensionista explica que foram realizadas dinâmicas e trabalhos em grupo para levantamento das demandas da juventude rural, destacando os pontos que os jovens consideram positivos. Também foram apontados os principais desafios do meio rural na atualidade, as dificuldades e os aspectos a serem melhorados para que viabilize a sucessão nas propriedades. Nas considerações finais os participantes relataram o que foi importante no encontro, destacando a interação com os demais integrantes do evento, os quais se identificaram por realizarem atividades semelhantes em suas propriedades.

Data de publicação: 15/08/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner