Os projetos técnicos dos microaçudes foram elaborados pela Emater. Esta por sua vez, na companhia do município, fez o acompanhando e fiscalizando da execução do serviço.

Nesta semana, Cruzeiro do Sul concluiu a construção dos microaçudes provenientes do Governo do Estado para agricultores familiares. O recurso para a elaboração destes reservatórios veio através do Programa Avançar Irriga + RS, numa parceria entre municípios e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

Num primeiro momento foram realizadas as inscrições dos agricultores interessados, no escritório municipal da Emater-RS/Ascar. Depois disso, conforme o técnico em agropecuária Maurício Júnior Antoniolli, a Emater e a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente fizeram uma visita nas propriedades inscritas para uma pré-análise, verificando se a área escolhida pelo inscrito, para fazer o reservatório, se enquadrava na legislação ambiental.

Os nomes precisaram ser apresentados para o Conselho Agropecuário Municipal. Depois disso, as documentações foram enviadas ao governo estadual para análise final do enquadramento. Lembrando que o produtor rural deveria possuir local adequado com disponibilidade de água para reservação, ter enquadramento como agricultor familiar (DAP) e propriedade inscrita no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Lembrando que o recurso proveniente do Estado é a fundo perdido, específico para projetos de irrigação, como horticultura e grãos e para dessedentação animal, não sendo possível, por exemplo, para reforma ou para criação de peixes.

Ao final foram oito propriedades contempladas, nas localidades de: Linha Sítio; Linha Primavera; São Bento; Sampaio; e Linha Lotes. Na última localidade foram quatro unidades. O total investido é de R$ 62,4 mil.

O dinheiro para o pagamento das horas foi repassado ao município, o qual realizou um processo licitatório para a contratação de uma empresa terceirizada para execução das obras. Em Cruzeiro do Sul a empresa responsável foi a Terraplanagem Lenhard.

Data de publicação: 20/07/2023

Créditos das Fotos: Divulgação