Estimativa é produzir cerca de 700 toneladas por mês da mistura de esterco de galinha e serragem

A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, trabalha na terraplanagem de uma área de terras, de propriedade da Avícola Wilgen, na localidade de Linha Primavera. A família é proprietária da empresa Pimavis, com sede no Bairro São Gabriel, com aviários para a produção de ovos para o consumo humano.

Empreendedores no setor da avicultura, os Wilgen instalarão um pavilhão de 1,4 mil metros quadrados, que receberá uma máquina para mistura e secagem do esterco produzido pelos animais alojados em seus aviários. “Necessitamos de um pavilhão maior para tratar o esterco das aves, aí compramos uma máquina que vai misturar e secar este esterco transformando ele em adubo”, destaca Juliano Wilgen.

A máquina, com sistema inovador, toda automatizada, adquirida de uma empresa localizada em Santa Catarina, deverá produzir em torno de 700 toneladas de adubo por mês. Produto que será comercializado pela família.

O trabalho da prefeitura começou no local na segunda quinzena de junho, contudo precisou parar algumas vezes em função das condições climatológicas. Foram utilizadas caminhões, escavadeira hidráulica, carregadeira e motoniveladora para o preparo da base que receberá o pavilhão. O beneficiado reforça que “a Administração sempre é parceira, quando precisamos estão prontos para auxiliar”.

Na tarde desta quarta-feira, dia 5 de julho, o prefeito João Henrique Dullius e o secretário Milton Weiler estiveram acompanhando a obra. O prefeito assinala a importância de auxiliar o crescimento do setor primário, tão importante para a economia do município.

Data de publicação: 06/07/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner