Além das embalagens de agrotóxicos, os produtores poderão também entregar as caixas de papelão nas quais os galões vêm acomodados, sacos de milho e insumos, entre outros.

Na segunda-feira, dia 28 de março, ocorre mais uma etapa do recolhimento das embalagens de agrotóxicos no município de Cruzeiro do Sul. A exemplo de anos anteriores o recolhimento será realizado pela Associação Rural de Lajeado (Arla) e Tritec Equipamentos, sendo coordenado pela Fundação Pró Rio Taquari, com apoio da Prefeitura – Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Emater-RS/Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). 

A coleta desse tipo de material ocorre desde o ano 2000 e abrange 25 municípios em nossa região. Conforme a Fundação Pró Rio Taquari e os profissionais do Meio Ambiente da Prefeitura, entre as vantagens da coleta está: uma propriedade organizada e limpa; evita a contaminação de pessoas e animais; permite a reciclagem; protege o meio ambiente; além do cumprimento da lei que determina a devolução das embalagens. 

Pede-se que todas as embalagens a serem entregues tenham passado pela tríplice lavagem. Isso garante a diminuição do risco de contaminação e mau cheiro, todo o produto é aproveitado nas aplicações, viabiliza a reciclagem e a economia dos recursos naturais. 

Além das embalagens de agrotóxicos, os produtores poderão também entregar as caixas de papelão nas quais os galões vêm acomodados, sacos de milho e insumos, entre outros. 

Para que o processo de recolhimento funcione da melhor maneira possível, mais uma vez os responsáveis desenvolveram roteiros para passar nas localidades. Em Cruzeiro do Sul serão dois roteiros:

 

Roteiro I – Arla

 

Campo de Futebol do Bom Fim às 8h; Pavilhão da Comunidade de São Miguel às 8h45; Cancha de Bocha do Bolacha em Desterro às 9h30; Mercado Maravalha às 10h15; Ginásio de Esportes da Linha Sítio às 11h; Escola São Felipe de Linha Sítio às 13h30; Escola da Linha 22 de Novembro às 14h15; Pavilhão da Comunidade Católica de Boa Esperança Alta às 15h45; Sociedade de Linha Nova às 16h30; e Sociedade Progresso de Sampaio às 17h15.

 

Roteiro II – Tritec

 

Sociedade São Rafael às 8h; Campo do XV de Novembro em São Gabriel às 8h45; Parque Poliesportivo no Centro às 10h30; Salão Ivo Reis de Picada Aurora às 14h; Sociedade de Picada Augusta às 14h45; Campo do Canarinho de São Bento às 15h30; e Campo da Linha Primavera às 16h15.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 17/03/2022

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!