Este incentivo irá garantir que o produtor não tenha custos com o transporte", observa o secretário.

A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, oferece diversos benefícios para o setor primário, como o transporte de dejetos e outros materiais.

Na localidade de Bom Fim, na propriedade de Guilherme Seidel, de acordo com o secretário José Paulo Mallmann, a prefeitura está realizando o transporte de resíduos de cascas de madeira de acácia. O produtor de suínos realiza a mistura deste material com os dejetos produzidos pelos animais da propriedade, transformando em esterco seco. "Ao todo serão transportadas em torno de 30 cargas de resíduos de madeira, de uma outra propriedade da localidade de Boa Esperança, até o Bom Fim, o que somará cerca de 480 m³. Este incentivo irá garantir que o produtor não tenha custos com o transporte", observa o secretário.

O esterco seco, considerado ecologicamente mais correto, é posteriormente utilizado na propriedade do agricultor, para auxílio na adubação do solo, ou comercializado para outros interessados. Mallmann destaca que caso o produtor venda o esterco seco para outra propriedade localizada dentro de Cruzeiro do Sul, este transporte também é garantido pela Prefeitura.

Data de publicação: 10/11/2021

Créditos das Fotos: Divulgação