A Emater faz a campanha de incentivo a produção e consumo de frutas e verduras através de ações como esta, pensando na sustentabilidade da produção e também alertando para a redução do desperdício nos sistemas alimentares.

A EMATER/RS-ASCAR de Cruzeiro do Sul, com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, realizou a entrega de mudas de eucalipto, árvores nativas, forrageiras, batata-doce, banana e cana-de-açúcar às famílias que haviam realizado as encomendas no primeiro semestre de 2021.

As mudas são provenientes do viveiro florestal da AFUBRA, e o material é geneticamente melhorado pela EMBRAPA. Este cuidado com a procedência das mudas garante que o produtor rural tenha qualidade no produto cultivado, maior produtividade a partir das variedades melhoradas e sanidade das mesmas.

Esta ação permite ampliar o pomar doméstico e também garantir a segurança e soberania alimentar, sendo parte da produção para o autoconsumo das famílias de agricultores, diversificando a produção. O ano de 2021 foi instituído pela FAO como o ano das frutas e verduras e tem por objetivo conscientizar sobre os benefícios nutricionais e para a saúde do consumidor, incluindo mais frutas e verduras como parte de uma dieta e um estilo de vida diversificados, equilibrados e saudáveis.

Para o próximo ano também serão feitas as encomendas, interessados fiquem atentos ao período para realização dos pedidos que serão divulgados através dos jornais e mídias sociais.

Data de publicação: 03/11/2021

Créditos das Fotos: Divulgação