este "dia D" foi voltado para limpeza e plantio de flores no Parque Poliesportivo, substituição de plantas mortas nos canteiros do centro, recolhimento de lixo eletroeletrônico, lixo verde, sofás, pneus e de material inservível para destinação correta.

No sábado, dia 2 de outubro, foi realizada a primeira etapa da ação intitulada "O futuro se constrói agora", quando os funcionários públicos e maquinários de Cruzeiro do Sul atuaram na limpeza e embelezamento da cidade. Conforme o secretário de Administração e Finanças, Volmir Dullius, este "dia D" foi voltado para limpeza e plantio de flores no Parque Poliesportivo, substituição de plantas mortas nos canteiros do centro, recolhimento de lixo eletroeletrônico, lixo verde, sofás, pneus e de material inservível para destinação correta. A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente também fez o plantio de 100 mudas de árvores nativas, nas dependências do Parque Poliesportivo.

A limpeza às margens do Rio Taquari, através de parceria com o Clube Náutico Delta e voluntários, deve ser realizada na próxima edição do evento, sábado dia 23, em função de que a chuva da última semana elevou o nível das águas, criando correnteza e tornando a ação perigosa.

No dia 23 também deve ser realizado o paisagismo no trevo e um novo roteiro de recolhimento de lixo eletroeletrônico passando pelo interior.

Quem quiser adotar um canteiro e precisar de terra fértil e mudas para serem colocadas nos espaços públicos, podem encaminhar a sua solicitação na Prefeitura. A Administração cita como exemplo, a iniciativa dos moradores que cuidam do canteiro no acesso aos loteamentos Fick e Cruzeiro, assim como na Rua da Pedra, todos no Bairro Cascata, entre outros. Neste sábado a empresária Vera Marmitt adotou a esquina defronte ao seu restaurante, na subida da Casa do Morro, onde foi feito um canteiro que será mantido pela sua família. Outros empresários podem ter a mesma iniciativa e adotar canteiros ou áreas verdes próximas de seus estabelecimentos.

Com isso, a Administração municipal também quer que a comunidade se envolva e mantenha os seus pátios limpos e calçadas de passeio e lixeiras organizadas. A Secretaria da Educação, Cultura e Esportes (Smece) está envolvendo todas as escolas - municipais e estaduais - para incentivar os alunos e as famílias.

O prefeito João Dullius, que participou da ação, destacou a importância de cada uma fazer a sua parte para tornar a cidade mais bonita de se viver.

Data de publicação: 04/10/2021

Créditos das Fotos: Jean Hinterholz