Na segunda-feira, dia 17 de junho, a Defesa Civil de Cruzeiro do Sul foi informada pela Defesa Civil Estadual a respeito de novos prognósticos sobre a elevação das águas do Rio Taquari e seus afluentes.

Em meio a mais uma enchente em 2024, a coordenadora municipal Débora Hickmann, recebeu o alerta sobre novos volumes de chuvas que estão sendo apontados para as regiões consideradas cabeceiras e fundamentais para o comportamento do nível do rio.

Porém, o nível do Rio Taquari estagnou em 24,13 metros, próximo a meia noite. O volume de chuvas previsto para a madrugada de terça nas cabeceiras do Rio Taquari não se confirmou. O volume nas últimas 12h ficou em 15mm. Esse cenário traz alívio quanto ao risco de repique do rio.

Pelas novas projeções, o deslocamento de uma frente fria traz mais instabilidade para quarta-feira, 19. O volume ainda pode ser elevado, principalmente nas áreas de cabeceiras, mais ao norte do estado. O tempo instável segue até o fim da semana.

Diante disso, Débora pede que a comunidade fique atenta e faça contato caso verifique a necessidade de sair de casa. O telefone é o 51 98184-7952. Até a manhã desta terça-feira, dia 18, a Defesa Civil e a Prefeitura Municipal haviam retirado 37 famílias de suas residências e as realocado para pavilhões ou casas de familiares.

Data de publicação: 19/06/2024

Créditos das Fotos: Divulgação