Nesta semana a ERS-130 está recebendo uma atenção especial, ao longo de um trecho bastante danificado pela enchente, na direção da localidade de São Miguel, em Cruzeiro do Sul. Esse trecho da rodovia é de chão batido.

Conforme o secretário municipal de Estradas, Sérgio Backes (Tio), a rodovia de competência do Daer estava intransitável para veículos de passeio e, como nos demais locais afetados pelas águas, havia a necessidade das famílias chegarem com seus carros em suas propriedades.

Logo depois das enchentes históricas de maio, foram feitos serviços paliativos, contudo o acesso principal a essa região interiorana estava sendo feito pelas localidades de Linha Sítio e Maravalha, o que aumentava bastante o percurso e acabava por danificar também essas vias.

Nesta semana, com ajuda do Governo do Estado, foram destinadas máquinas e caminhões para a rodovia. Lembrando que o Estado está cedendo horas de máquinas, contratadas por ele, para os municípios atingidos pelas enchentes catastróficas. O município fica com o encargo de direcionar e fiscalizar as obras. Assim, a Secretaria Municipal de Estradas, nesta semana, destinou forças para dar condições de trafegabilidade à ERS-130, pelo menos até a capela da localidade de São Miguel.

A Secretaria Municipal de Administração e Finanças, que tem a frente Leandro Luís Johner, explica que as horas-máquina cedidas pelo Estado, por meio de uma empresa terceirizada, foram num primeiro momento destinadas para o perímetro urbano, tendo em vista terem sido enviadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur). Agora, com verba da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, os equipamentos devem ser utilizados em vias interioranas.

Johner salienta que o benefício está sendo importante para o processo de recuperação do município. “Sem dúvida isso está agregando muito, pois podemos utilizar tanto em locais que pegaram enchente quanto em locais que foram severamente danificados pela enxurrada”, frisa.

Tio Backes pretende finalizar a recuperação da ERS-130, dando condições de trafegabilidade para veículos leves, ainda esta semana.

Data de publicação: 14/06/2024

Créditos das Fotos: Marcio Steiner