.

Tendo em vista a terrível catástrofe ambiental que arrasou uma enorme fatia do município, provocando diversas mortes e deixando outras pessoas ainda desaparecidas, além de danos materiais irreparáveis para centenas de famílias e empresas, um grupo de empresários resolveu não ficar parado.

O grupo, juntamente com a Associação Comercial e Industrial de Cruzeiro do Sul (Acics) está mobilizando o maior número de empresários possível, com o apoio da prefeitura. Assim, o empresariado quer somar forças com a população, num movimento sem interesse político, para organizar, captar recursos e garantir que as pessoas voltem a ter um lar em um local seguro, para que possam reconstruir suas vidas.

O objetivo é buscar recursos de forma independente para alocação em projetos elencados pelo grupo por meio do PIX 05.992.335/0001-57 (Associação Comercial e Industrial Cruzeiro do Sul). A meta é apoiar o poder público e utilizar os recursos recebidos da melhor forma possível. O foco também é direcionar para que as famílias atingidas pela enchente que perderam as moradias e comércio, não voltem a ocupar as zonas de risco, criando um plano de ação a médio prazo para a realocação dos atingidos pela enchente.

Conforme um dos líderes da iniciativa, o empresário Gustavo Scheibler, o movimento “Reconstruir Cruzeiro do Sul” já possui vários apoiadores e garante que novas forças irão se unir ao grupo. Na próxima semana será realizada mais uma reunião para dar sequência ao movimento.

Até esta quinta-feira o PIX 05.992.335/0001-57 já havia acumulado R$ 40 mil. Fato curioso foi a doação de R$ 10 mil do município de Cruzeiro do Sul, no Acre. Conforme o presidente da Acics, Ricardo Schneider, o Kako, além de se sensibilizar com a situação do povo cruzeirense, o município acriano se sensibilizou pelo fato de possuir o mesmo nome do município gaúcho.

O objetivo do empresariado é alcançar a cifra dos R$ 20 milhões, com recursos vindos de diferentes pontos do país e do exterior. “Com isso queremos garantir uma nova área/bairro planejado para casas e comércio, realocando adequadamente o eixo dos bairros destruídos. Temos informações de que o município pretende comprar uma área e esse recurso viria para apoiar a infraestrutura e até mesmo, quem sabe, subsidiar a construção de casas”, pontua o Scheibler.

Data de publicação: 11/05/2024

Créditos das Fotos: Marcio Steiner