Inconformados com a falta de abastecimento de energia elétrica desde o temporal da terça-feira, dia 16, uma parte dos moradores do Bairro Glucostark, em Cruzeiro do Sul, realizaram uma manifestação na manhã deste domingo (21).

Os manifestantes se reuniram por volta das 8h na Rua Silvestre Siebenborn, nas imediações de duas empresas, onde alguns trabalham e que também estavam sem abastecimento. Posteriormente, em caminhada, se dirigiram até um dos pontos, no entroncamento das Ruas Albino Fleck e Santa Maria, próximo de um poste caído, que seria o motivo principal de a luz ainda não ter voltado.

Os manifestantes fecharam o fluxo de veículos. A Brigada Militar acompanhou e orientou a comunidade sobre a necessidade de não poder impedir o direito de ir e vir das pessoas, ou seja, quando algum motorista informava sua necessidade de passar, era permitido. Contudo, a maioria entendeu os manifestantes e procurou rotas alternativas. Até o meio dia uma equipe da RGE compareceu ao local para reestabelecer a energia.

Outra manifestação hoje

Moradores da rua Roberto Mallmann (início da rua) e arredores,  em São Bento, Cruzeiro do Sul, ainda estão sem energia desde o dia 16. São 23 famílias e uma granja de suínos sem energia. Diante disse a comunidade está programando uma manifestação para hoje às 14h, com a possibilidade de fechamento da RSC-453, para chamar a atenção da RGE e das autoridades competentes.

 

Geradores

Na sexta-feira (19) o município alugou dois geradores de energia de 25kva e 80kva, para viabilizar o bombeamento de água nos poços artesianos e o retorno gradual do abastecimento às comunidades. Representantes das localidades que precisarem podem contatar com o Secretário de Agricultura, Milton Weiler, pelo telefone 9 9983-8933.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 22/01/2024

Créditos das Fotos: Marcio Steiner

Compartilhe!