Na quarta-feira, dia 6 de dezembro, nas dependências da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, foi realizada a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura realizada por municípios majoritariamente da região baixa do Vale do

O município de Cruzeiro do Sul, através da secretária da Educação, Cultura e Esportes (Smece) Anelise Assmann, a Nega, participou da conferência. Também estiveram presentes representantes dos municípios de Colinas, Estrela, Imigrante, Marques de Souza, Muçum, Paverama, Poço das Antas, Roca Sales e Westfália.

Na oportunidade, o evento foi apresentado pela diretora de Cultura de Estrela, Sandra Ahlert, dando as boas vindas aos presentes e indicando como seria a dinâmica dele. Os trabalhos se sucederam com o grupo de participantes discutindo cada um dos seis eixos temáticos apresentados pelo Ministério da Cultura e que serão os norteadores das Conferências do Estado e Nacional de Cultura.

Os seis eixos são: 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; II - Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; III - Identidade, Patrimônio e Memória; IV - Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; V - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; VI - Direito às Artes e Linguagens Digitais.

Foram eleitas pelo menos duas propostas em cada eixo, que serão encaminhadas à Conferência Estadual de Cultura. Como delegados, foram eleitos Fabrício Kortz, Fredi Camargo e Sandra Ahlert que participarão, em janeiro, da etapa estadual.

A Conferência Intermunicipal é uma exigência do MinC para que os municípios estejam inseridos no Sistema Nacional de Cultura e possam participar de editais, convênios e conquista de recursos para aplicação de políticas públicas na área.

Data de publicação: 11/12/2023

Créditos das Fotos: Divulgação