Desde segunda-feira (16) o prefeito de Cruzeiro do Sul, João Henrique Dullius, e o coordenador da Defesa Civil e secretário de Assistência Social e Habitação, Adeildo Mello estão em Brasilia, participando de encontros e debates sobre a enchente catastrófica do início de setembro, recursos para reconstrução e ações para minimizar os prejuízos das famílias.

Uma comitiva formada por prefeitos e demais autoridades da região, participaram de uma audiência pública na terça-feira (17) no plenário 5 da Câmara dos Deputados, conduzida pelo Deputado Federal Marcel van Hattem (NOVO-RS), com a participação dos ministros Paulo Pimenta, que é ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social e Valdez Góes, ministro da Integração e Desenvolvimento Regional e demais autoridades estaduais e federais da Defesa Civil, entre elas, o Coordenador da Defesa Civil do Estado do RS, Coronel Luciano Chaves Boeira.

Dentre os pedidos feitos ao longo da audiência estão a ajuda para a reconstrução de casas, atendimento das pessoas fora do cadastro único, liberação do FGTS, e de linhas de crédito, atenção para as 14 maiores empresas da região e flexibilização dos compromissos trabalhistas. Autor do pedido da audiência, o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) ressaltou que o objetivo da audiência é dar andamento a todos os projetos e compromissos que foram feitos e trabalhar para que isso não se perca, conforme o tempo passa. Além da reconstrução dos municípios, Marcel destaca a necessidade de se adotar medidas que possam garantir os empregos dos moradores da região do Vale do Taquari.

O prefeito João Dullius salientou que a reunião foi bastante produtiva, além de ser uma oportunidade de se aproximar das autoridades que tem o poder de liberar os recursos e ajudar os municípios. Também aproveitou a viagem para entregar novos projetos de reconstrução das margens do Rio Taquari e infraestrutura urbana e viária, diretamente ao ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Valdez Góes.

Data de publicação: 18/10/2023

Créditos das Fotos: Divulgação