O grupo foi ouvido e teve a posição da administração, liderada pelo prefeito João Dullius

No final da tarde desta terça-feira, dia 10 de outubro, diversas pessoas, integrantes de famílias que foram atingidas pela enchente catastrófica dos dias 4 e 5 de setembro, que ainda traz reflexos, se uniram em forma de protesto, em frente a Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O ato teve o acompanhamento da Brigada Militar.

Os manifestantes solicitaram maior transparência a respeito de doações, assim como, melhor atendimento e determinados setores responsáveis por atenderem suas demandas.

Quando as pessoas começaram a se reunir no entorno da Praça Dona Laura, a Administração Municipal, liderada pelo prefeito João Henrique Dullius, fez o primeiro contato com representantes do grupo. Passado um período após o início das manifestações, três representantes foram recebidos no gabinete do Poder Executivo pelo prefeito, o secretário de Administração e Finanças, Leandro Johner e o assessor jurídico, Samuel Beuren. Também participaram a presidente da Câmara de Vereadores, Daiani Maria (MDB) e os legisladores, Marni Ledur (MDB) e Isidoro Weschenfelder (Progressistas).

Foram diversas pautas levantadas durante o encontro que se estendeu por cerca de uma hora.

Entre os assuntos esteve o pedido por isenção do IPTU para as residências atingidas pela enchente. Conforme explicado pelo poder público, a Lei não permite que simplesmente o prefeito renuncie a receita. Para que esse processo seja possível, é necessário um estudo de impacto, ou seja, uma análise para ver quantos teriam o direito de ser isento e o impacto econômico que isso significaria para os cofres públicos perante o atendimento em outras áreas como, por exemplo, educação e saúde. Após o estudo, é necessária a elaboração de um projeto de lei que também precisa do aval do Poder Legislativo. A possibilidade está sob estudo da Administração Municipal.

Também foi questionado sobre o destino do dinheiro dos governos estadual e federal. Na ocasião, os município deixou claro que não tem gerência sobre esses recursos que são prometidos diretamente para o cidadão. Quanto aos recursos encaminhados em prol do coletivo, estão sendo devidamente empregados. No mesmo sentido, também foi esclarecido como será rateado o valor de R$ 127 mil proveniente de doações via pix. Também foi garantido um extrato, sem a identificação das pessoas, de todas as doações que foram realizadas.

Os manifestantes também se queixaram do atendimento recebido no Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Diante disso, o município se comprometeu em reunir toda a equipe para cobrar melhorias. Na mesma linha, os atingidos pediram melhor atendimento nos pontos de entrega de donativos.

O grupo também questionou a respeito do aluguel social, sendo esclarecido que o direito está sendo disponibilizado, conforme levantamentos legais necessários por parte do setor de engenharia e da Secretaria de Habitação. Que há famílias que estão recebendo e outras aguardando a finalização do estudo técnico e laudos.

Ainda, foi dito que pessoas que não são da cidade estão recebendo donativos. A prefeitura disse não ter conhecimento de que houve doações para pessoas de fora. Caso tenha ocorrido, que seja informado pontualmente para que possam ser tomadas as devidas providências.

Data de publicação: 11/10/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner