Cruzeiro do Sul receberá R$ 60 milhões para universalização do saneamento na próxima década

A Corsan, por meio da controladora Aegea, assinou nesta terça-feira (3) com a prefeitura de Cruzeiro do Sul o aditivo contratual que adequa a prestação de serviços de saneamento básico na cidade às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico. A cidade, que está entre as mais afetadas pelas enchentes no Vale do Taquari com mais de 30% das edificações destruídas ou danificadas, receberá investimentos da ordem de R$ 60 milhões para universalização e qualificação de serviços de água e esgoto. Já o valor da outorga paga ao município pela Corsan, que será repassado em até 30 dias, será empregado prioritariamente em ações de suporte à reconstrução da cidade, segundo anunciou o prefeito João Henrique Dullius.

Com a formalização do contrato de concessão, o prefeito garante ao município o aporte de investimentos necessários para o cumprimento da universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário até 2033, obrigação municipal definida por lei. O contrato inclui, além da extensão do prazo da prestação de serviços da Corsan até 2062, metas quantitativas de não intermitência do abastecimento, de redução de perdas e de melhoria dos processos de tratamento.

Cruzeiro do Sul tem o desafio de sair de zero para 90% em cobertura de serviços de esgotamento sanitário, cumprindo o que determina a legislação do setor. Para atender a essa demanda, a Corsan investirá na construção de uma estação municipal de tratamento de esgoto com sistema de separador absoluto. Junto ao prefeito, a Corsan também assumiu o compromisso de solucionar problemas relacionados à intermitência e falta de pressão na rede de água em diversos bairros da cidade.

“A gente tem certeza que esse valor vai ajudar muito na reconstrução da cidade neste momento difícil. Estamos cientes e consideramos extremamente importante essa parceria com o Grupo Aegea, que está do nosso lado especialmente a partir deste momento da assinatura do contrato”, salientou o prefeito João Dullius.

Data de publicação: 05/10/2023

Créditos das Fotos: Divulgação